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Senado aprova o PL do Marco Legal de Games: Avanço Histórico para a Indústria de Jogos Eletrônicos no Brasil

kim kataguiri
Deputado Federal Kim Kataguiri © Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A recente aprovação do Projeto de Lei 2.796/2021 pelo Senado Federal representa um divisor de águas para a indústria de jogos eletrônicos no Brasil. Sob a relatoria da senadora Leila Barros (PDT-DF) e com autoria original do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), este projeto delineia o tão aguardado marco legal para um setor em franca expansão. Com votação favorável, o PL agora segue para uma nova análise na Câmara dos Deputados, sinalizando um passo crucial rumo à sua efetiva implementação e regulamentação.

O texto aprovado não apenas visa estabelecer regras claras e abrangentes para a fabricação, importação, comercialização e desenvolvimento de jogos eletrônicos, mas também pretende criar um ambiente propício para o crescimento sustentável da indústria.

Além disso, a aprovação do marco legal de games não se limita apenas ao aspecto econômico. Ao estabelecer diretrizes para a classificação etária dos jogos e garantir a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais, o projeto demonstra preocupação com questões sociais e culturais. Dessa forma, o PL não apenas impulsiona a indústria de jogos, mas também reforça valores fundamentais de segurança e responsabilidade na era digital.

Novas Regulações para a Indústria de Games

Com a aprovação do PL 2.796/2021, a indústria de jogos eletrônicos no Brasil se vê diante de uma nova era regulatória. Este projeto estabelece uma série de regulamentações abrangentes, que abordam desde a fabricação e importação até o uso comercial dos jogos eletrônicos. Definindo-os como programas de computador com elementos gráficos e audiovisuais de caráter lúdico, o PL promete redefinir as diretrizes deste setor em constante evolução.

Incentivos e Benefícios

Uma das características mais marcantes do projeto é o oferecimento de incentivos e benefícios para os diversos atores envolvidos na indústria de games. Empresários individuais, sociedades empresariais e microempreendedores individuais (MEIs) serão beneficiados por um tratamento especial, desde que cumpram critérios específicos estabelecidos, como a receita bruta anual e a adoção de modelos de negócio inovadores. Além disso, o PL prevê uma série de benefícios fiscais, incluindo abatimento de imposto de renda para investimentos em projetos de jogos eletrônicos brasileiros independentes, fortalecendo ainda mais o ecossistema do setor.

Proteção de Crianças e Adolescentes

Outro aspecto fundamental do projeto é a ênfase na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. Com a exigência de classificação etária indicativa dos jogos e a implementação de salvaguardas para usuários menores de idade em jogos com interação via texto, áudio ou troca de conteúdos, o PL visa garantir um ambiente seguro e responsável para os jovens jogadores. Além disso, a previsão de políticas públicas para promover o uso de jogos em ambientes escolares, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), demonstra o compromisso em integrar a tecnologia de forma educativa e inclusiva.

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