ALERTA DE SPOILER! Este post contém revelações importantes sobre a história de Baelor Quebralanças, presente na série “O Cavaleiro dos Sete Reinos”, que se passa antes dos eventos de ‘Game of Thrones’. Se você ainda não assistiu ou leu a série e não quer saber de antemão, pare por aqui!
A gente sabe que em Game of Thrones o trono de ferro é cobiçado, mas e se eu te disser que teve um Targaryen que tinha tudo para ser rei, mas morreu por causa de um julgamento por combate? Não, não tô falando do Oberyn Martell, mas sim do Príncipe Baelor, o famoso Quebralanças!
Baelor Targaryen era o tipo de cara que os bardos amam: alto, bonito (tirando o nariz quebrado, herança de alguma justa), honrado e o melhor cavaleiro do reino. Diziam até que ele seria o maior rei desde Aegon, o Conquistador! Imagina a pressão! Mas Baelor, diferente de certos Targaryen por aí, era gente boa. Tinha fama de justo, generoso e um verdadeiro imã de amigos. Até o Dunk, um cavaleiro errante sem eira nem beira, foi tratado com respeito por ele.
E por falar em Dunk, vamos ao babado! No Torneio de Vaufreixo, o Príncipe Aerion, irmão mais novo do Baelor (e um baita de um babaca, diga-se de passagem), resolve acusar a pobre da Tanselle injustamente. O Dunk, como um bom cavaleiro, defende a moça e acaba desafiado para um Julgamento de Sete. Pra quem não lembra (ou nunca viu a série, sem julgamentos!), é aquela luta em que cada lado precisa de sete guerreiros.
E adivinha quem decide lutar ao lado do Dunk, um Zé Ninguém? Sim, o Príncipe Baelor Quebralanças! Ele sabia que a treta era feia, que o Aerion era um cretino mimado e que o pai deles, o Rei Daeron II, não ia ficar feliz. Mas justiça era justiça, e Baelor não ia deixar um inocente morrer.
A luta começa, e é claro que o Baelor, mesmo com uma armadura emprestada, se destaca. Só que o destino, meu amigo, é uma trolagem. Num golpe de azar, o irmão do Baelor, o Príncipe Maekar, acerta um golpe fatal na cabeça dele. E assim, o herdeiro do Trono de Ferro morre no meio de um torneio fajuto, defendendo um cavaleiro que ele mal conhecia.
A morte de Baelor foi uma daquelas tragédias que mudam tudo. Seu irmão Maekar, vira um homem amargo, consumido pela culpa. E o resto, como dizem, é história.
Baelor Quebralanças, o Príncipe que preferiu a justiça ao poder, morreu como um verdadeiro cavaleiro, mas sua morte ecoou por gerações, mudando o destino de Westeros para sempre. Uma pena que ele não teve a chance de mostrar do que era capaz no Trono de Ferro. Quem sabe ele não teria evitado algumas das tragédias que se abateram sobre os Sete Reinos? Fica aí a reflexão!