A Última Caçada (The Last Manhunt, 2022), é quase que um Romeu e Julieta indígena, essa é que a verdade. Segundo o prólogo da película, a trama do filme é “baseada em fatos reais da história oral da tribo indígena Chemehuevi da Califórnia”, e aconteceu lá no comecinho do século passado, em 1909.
Willie Boy (Martin Sensmeier), que é um índio corredor de longa distância, se apaixona pela prima, Carlotta (Mainei Kinimaka), mas o pai dela, William (Zahn McClarnon), o chefe da tribo Chemehuevi não quer nem saber de romance entre parentes, mesmo que esse parentesco seja de quinto grau… Aí já viu, né? É tragédia na certa.
Antes de mais nada, porém, já adianto que o mais interessante no filme é que ele é roteirizado por ninguém mais, ninguém menos que Jason Momoa. O resultado, porém, não ficou nem perto de ser tão interessante assim.
Como já dito, a história acontece no deserto, aquela desolação quente, poeirenta e monótona. E essa última característica foi retratada com maestria no filme. Monotonia é a palavra que descreve A Última Caçada em cada segundo, e ela não está presente só na paisagem, mas na vida dos índios e dos brancos em todas as suas questões.
Era de se esperar que depois que Willie e Carlota fogem e começam a ser caçados, o diretor Christian Camargo fosse acelerar um pouco as coisas e imprimir uma certa dinamicidade à película, mas que nada! A coisa mais rápida na tela é uma cascavel que aparece se arrastando no chão quente.
Porém, não se enganem. A Última Caçada não foca no romance do casal de índios – o que o torna bem diferente de Shakespeare -, mas sim em seus perseguidores – personagens tão desinteressantes quanto chuchu acebolado. Entre eles está o próprio diretor. Christian Camargo interpreta Wilson, o xerife alcoólatra da região, que está longe de ser um grande herói de faroeste. Do outro lado, Willie Boy está longe de ser um bandido.
Sendo assim, levando em consideração a pobreza da história, a monotonia das cenas e a falha em estabelecer qualquer conexão com os personagens, a conclusão mais certeira é a de que a parceria de Jason Momoa e Christian Camargo deveria ficar lá em See, uma das melhores séries dos últimos tempos, escondida na plataforma da Apple TV+.
Para uma história que é descrita como “a mais longa e última grande caçada humana do Velho Oeste”, A Última Caçada fica realmente a quilômetros de ser épico ou de transformar essa história real em algo memorável.
* A Última Caçada está disponível no streaming da Adrenalina Pura, acessível pela Prime Video Channels, Apple TV e Claro TV+