Notícia

Oscar | As performances vocais em filme de animação merecem sua categoria própria, diz a Variety

A Variety publicou hoje matéria em que coloca uma questão bastante interessante: será que as performances vocais dos filmes de animação deveriam ter sua própria categoria na premiação do Oscar? (Leia a matéria completa aqui)

Bem, a resposta para essa pergunta deveria ser simples: “Claro que sim!”, afinal, os dubladores são atores como todos aqueles que estamos acostumados a ver ao vivo nas telas – às vezes, até melhores!

oscar dublador

Justiça seja feita, no entanto, as apresentações de voz são elegíveis nas categorias de atuação, mas ninguém nunca foi indicado para esse trabalho, muito provavelmente porque o eleitor do Oscar jamais irá favorecê-las em detrimento das estrelas de ação ao vivo, como a própria reportagem coloca. É exatamente por isso que a Academia deveria considerar criar uma categoria própria para esses excelentes profissionais.

Tudo começou em razão da excelente performance de Billy Eichner este ano como o suricate Timão, no remake de O Rei Leão, que arrecadou US$ 1,6 bilhão em tudo o mundo. Segundo a Variety, seu trabalho foi tão destacado que ele até ofuscou a muito elogiada aparição de Beyoncé no filme de animação.

Eichner, é claro, adorou a ideia.

“Olhando para trás, há tantas performances de voz icônicas e amadas que não foram reconhecidas, como Robin Williams em Aladdin e Ellen DeGeneres em Procurando Nemo” – diz ele.

Bem, por aqui, no Brasil, os artistas da voz americanos não são muito conhecidos, justamente por não aparecerem. Além disso, muitos de nós ainda preferem assistir às animações dubladas em português (e cá pra nós, algumas, mais antigas, são até melhores!).

É que nós também temos grandes nomes nessa área, pessoas cujas vozes são muito conhecidas nossa e a gente nem se dá conta! É o caso de Guilherme Briggs, por exemplo, que faz o Cosmo de Padrinhos Mágicos, o Mickey, o Kronk de A Nova Onda do Imperador, o Bruce de Procurando Nemo e vários outros. Ou então Marcelo Gastaldi, a voz brasileira do Chaves. E quem não se lembra de Claudio Galvan e da voz inesquecível do Pato Donald? Isso sem falar da Marisa Leal, que emprestou sua voz marcante para a Ariel.

Imaginem o quão interessante seria, então, assistir a esses profissionais, ou melhor, escutar a eles disputando o maior prêmio do cinema.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.