‘O Irlandês’, de Martin Scorsese foi o filme mais indicado da noite.
Ontem, dia 05 de Dezembro, ocorreu o New York Film Critics Circle Awards 2019 (NYFCC) que premia as melhores produções do ano. Veja a lista abaixo.
- Melhor Filme: O Irlandês
- Melhor Ator: Antonio Banderas, Dor e Glória
- Melhor Atriz: Lupita Nyongo´o, Nós
- Melhor Direção: Benny e Josh Safdie, Uncut Gems
- Melhor Roteiro: Quentin Tarantino, Era Uma Vez em… Hollywood
- Melhor Ator Coadjuvante: Joe Pesci, O Irlandês
- Melhor Atriz Coadjuvante: Laura Dern, História de Um Casamento
- Melhor Filme de Animação: Perdi Meu Corpo
- Melhor Fotografia: Claire Mathon, Retrato de uma Jovem em Chamas
- Melhor Primeiro Filme: Atlantique
- Melhor Filme Estrangeiro: Parasita (Coreia do Sul)
- Melhor Filme de não-ficção (Documentário): Honeyland
O Irlandês vem juntando inúmeros prêmios nessa temporada de premiações. Um deles foi o principal prêmio da noite: o de Melhor Filme. A milionária Netflix investiu milhões na obra, sendo esse o projeto mais caro da vida do diretor, Martin Scorsese.
Pedro Almodóvar também lança seu mais novo projeto, Dor e Glória, com Antonio Banderas, que acumulou mais um prêmio por sua atuação nessa obra. Foi consagrado em Cannes e certamente estará dentro das próximas premiações.
A surpresa da noite coube à Lupita Nyongo´o. Por ter sido lançado no 1º semestre desse ano, para muitos o filme Nós foi esquecido. Os críticos, porém, guardaram na memória a excepcional atuação da atriz.
A direção de Uncut Gems está sendo muito elogiada nos festivais. Infelizmente, no Brasil, o longa só será lançado em Janeiro de 2020. A montagem e direção estão sendo prestigiadas nessa época muito importante para o cinema.
Era um vez em… Hollywood é o 9º e penúltimo filme da carreira de Quentin Tarantino. Desde Cannes a película está recebendo elogios de todos os lados, apesar da ocorrência de algumas polêmicas sobre alguns personagens.
O Irlandês aparece novamente na lista. O filme fechou a noite com 2 prêmios, tendo sido o filme mais premiado do festival. A volta de Joe Pesci para as telonas foi simplesmente incrível. Ver o ator fazendo outro mafioso no cinema é uma honra que nos foi dada.
Mais um filme original Netflix nessa lista, História de Um Casamento chegou à temporada de premiações com força, levando vários prêmios e elogios para a casa. Na NYFCC não foi diferente: o longa levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante com a atriz Laura Dern. A estreia na Netflix, no Brasil, está marcada para o dia 6 de Dezembro.
Já a animação francesa Perdi Meu Corpo, a segunda do ano lançada pela Netflix, foi a vencedora da noite na categoria de melhor animação. A película é mais uma prova da consagração da gigante do entretenimento por streaming.
Finalmente, o filme sul coreano Parasita, vem coletando prêmios em todos os festivais na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e repetiu a façanha no NYFCC. Assim, merecidamente,levou mais uma vitória para casa.