Crítica de série

You | 2ª temporada

Publicado 5 anos atrás

Depois de se safar de qualquer acusação pela morte de Guinevere Beck (Elizabeth Lail) e intencionando fugir da ex-namorada, a extravagante Candace Stone (Ambyr Childers) – a única que conhece toda a verdade e pode incriminá-lo -, Joe Goldberg (Penn Badgley) troca a séria Nova York pela ensolarada Los Angeles. É lá, na cidade dos anjos, que vamos encontrá-lo na segunda temporada de You.

You Penn Badgley no telescópio

Nessa continuação brilhante de um dos maiores sucessos do ano passado, a maior conquista dos criadores Greg Berlanti e Sera Gamble é fazer o público mudar seu sentimento em relação ao personagem principal, e vários fatores contribuem para isso.

Assim é que, antes, toda a nossa torcida ficava, obviamente, contra Joe, que é, afinal de contas, um psicopata pervertido e cruel. Tudo que queríamos era que a carismática Beck se afastasse dele e continuasse a vida livre de sua presença ameaçadora. Porém agora, talvez até meio influenciados pela psicologia doentia, mas envolvente de Joe, pela sua convincente (mas será que verdadeira?!) busca pela redenção ou simplesmente pelo clima mais leve de LA, nós simplesmente começamos a torcer por ele, no melhor estilo Dexter (2006) de ser.

Penn Badgley sem camisa

Da mesma forma que esperávamos ansiosamente que Joe, que agora chama a si mesmo de Will, ficasse longe de Beck, agora queremos (e muito) que ele dê certo com Love, interpretada pela excelente Victoria Pedretti, que está ainda melhor do que esteve em A Maldição da Residência Hill (2018).

You Victoria Pedretti
Victoria Pedretti em ‘You’

Assim, como a própria Candace argumenta em uma cena, mesmo que a morte e o sangue sigam nosso protagonista aonde quer que ele vá, agora nós nos forçamos a ver tudo como “acidentes”, querendo justificar suas ações de modo que possamos torcer por ele que, apesar de permanecer obsessivo, parece ter aprendido a ser ainda mais romântico e perfeito, tudo o que Love precisa em sua vida. Impressionante a química entre Badgley e Pedretti, quando não achávamos que poderia ser maior do que a que ele tinha com Lail.

You Penn Badgley e Victoria Pedretti

E como se não bastasse, o elenco de You ganhou duas bem-vindas e talentosas adições, as irmãs Ellie (Jenna Ortega) e Delilah (Carmela Zumbado). Elas são presenças marcantes em um dos mais importantes cenários dessa temporada, que é o novo prédio de Joe/Will. A interação com vizinhos parece continuar sendo mais uma das suas características.

Carmela Zumbado e Jenna Ortega
Carmela Zumbado (à direita) e Jenna Ortega (à esquerda) em ‘You’

Além delas, outra presença importante é a do insuportável Forty (James Scully), irmão de Love. A comparação pode parecer meio forçada, mas a relação dele com a irmã talvez se equipare a de Beck e Peach (Shay Mitchell) na temporada anterior – uma interdependência grande e irritante.

Victoria Pedretti e James Scully
Victoria Pedretti e James Scully em ‘You’

Ademais, detalhes pequenos e sutis permitem que a trama continue rica e interessante, como o nome do novo local de trabalho de Joe, o Anavrin, que ao contrário se lê Nirvana. A literatura também continua muito relevante, sendo ela, inclusive, uma das formas que mantêm a presença de Beck viva na história – o livro dela, publicado postumamente e que se tornou best-seller de sucesso tem papel importante no enredo.

Outrossim, uma peça importante na redenção do psicopata em nossos corações pode ser o fato de que, agora, foi-nos mostrado em minúcia boa parte de sua infância sofrida, com uma mãe negligente e um pai violento. Muito da obsessão que presenciamos vem, muito provavelmente, de um forte complexo de Édipo.

mãos sangrentas

Porém nada é melhor do que o fechamento da temporada, mas sobre isso, não posso falar. Basta que vocês saibam que a segunda parte de You foi uma das melhores coisas desse finalzinho de 2019. Embarcar na mente de Joe Goldberg nunca foi tão interessante.

Compartilhar
You Poster

País: EUA

Idioma: Inglês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *