Crítica de filme

Scooby!

Publicado 4 anos atrás

Além de ativar a nostalgia nos mais velhos, Scooby! ensina os mais novos a valorizar suas amizades.

Baseado em uma série animada, Scooby! além de trazer a tona o sentimento de nostalgia, também ensina os mais novos lições importantes como o abandono e a amizade.

A galera da Monstros S/A, formada por Velma, Scooby, Salsicha, Daphne e Fred se juntam para resolver crimes e acontecimentos sobrenaturais. Só que, após anos resolvendo mistérios, eles encontram o desafio de impedir um apocalipse apelidado de ‘apocãolipse’.

Scooby e salsicha crianças no quarto

Há tempos esse pensamento de que animação é coisa de criança foi se dissolvendo e, hoje em dia, é mais difícil achar essas obras 100% dedicada ao público infantil. Nessa adaptação todos os públicos estão envolvidos, desde a criança de 5 anos até o senhor de 60. Como se trata de um enredo criado na década de 70, há várias adaptações que deveriam ser feitas para atualizar os personagens e até mesmo para atrair mais público. Com a renovação do desenho, a introdução da cultura pop e invenções novas desse século são colocadas no filme sem que fiquem forçadas e, ainda, às vezes, são usadas para criar momentos cômicos.

Uma grande surpresa que a obra escondeu o máximo possível em seus trailers foi a adição de figuras presentes em outros desenhos da produtora Hanna Barbera – criadora de vários desenhos animados incluindo Scooby Doo. Com isso a nostalgia aumenta muito quando vemos esses personagens. O único personagem revelado no trailer é o Dick Vigarista, que é o vilão do filme. Porém, Scooby! trabalha muito em cima da saudade dos fãs e acaba não criando uma história mais aprofundada e melhor desenvolvida. No primeiro ato se estabelece a relação dos personagens rapidamente por ser uma adaptação de uma história bem conhecida e, por isso, não precisar de muito tempo para resolver a questão.

monstros SA turma no boliche

E já que estamos falando de animação não podemos deixar de mencionar a dublagem. Frank Welker, dublador do Scooby na série de 2002, está presente neste filme, assim como vários outros nomes que também retornam. Zac Efron faz um bom trabalho e até surpreende por se esconder atrás do personagem, pois o objetivo de um dublador é não ser reconhecido em seu papel. O diretor Tony Cervone já havia trabalhado em outras animações da produtora, inclusive em outros longas da turma do Scooby-Doo. Aqui a direção é funcional e a escolha de fazer uma animação cartunesca é esperta, visto que hoje o grande objetivo dessa adaptação é causar a sensação nostálgica no público mais velho e atrair a nova geração.

Scooby e salsicha a noite

Como quase todas as animações, Scooby! também quer passar pelo menos alguns valores para o público, principalmente para as crianças e adolescentes. Um desses valores é sobre versa sobre o abandono e como um ato simples de adoção ou de solidariedade pode mudar a vida de alguém. E é esse um dos principais objetivo do longa, que o atinge com sucesso.

Compartilhar
Poster scooby 1
País: EUA
Idioma: Inglês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *