Crítica de filme

Crítica| Levantando a bandeira feminista, ‘Enola Holmes’ consegue sua emancipação

Publicado 4 anos atrás

Depois de passar por um processo envolvendo os direitos autorais da famosa obra de Sir Artur Conan Doyle (que ainda não caiu em domínio público), a equipe de Enola Holmes finalmente viu sua obra ser lançada nessa quarta, (23) na Netflix, contando a história da irmã (até então desconhecida pelo público) do icônico detetive Sherlock Holmes (Henry Cavill).

Enola Holmes
Henry Cavill, Millie Bobby Brown e Sam Claflin

A personagem título do longa ganha vida na magnífica interpretação de Millie Bobby Brown, cujo talento já é notório desde que a jovem atriz apareceu em Stranger Things, também disponível na Netflix. Baseado no primeiro romance da série de livros de Nancy Springer, The Enola Holmes Mysteries, intitulado O Mistério do Marquês Desaparecido, é em torno dela que gira o enredo do filme.

Assim, tudo começa quando Eudoria (Helena Bonham Carter), mãe de Mycroft (Sam Claflin), Sherlock e Enola, some misteriosamente de sua casa no interior da Inglaterra, deixando a filha de dezesseis anos sob a guarda do irmão mais velho. Tem início então uma busca investigatória muito interessante que pode ser traduzida como uma disputa de inteligência entre Sherlock e Enola, com esta última sempre um passo à frente.

Enola Holmes Millie
Millie Bobby Brown

É dessa forma que, desde o início da película, a bandeira do feminismo é levantada – permanecendo erguida até o final de seus 123 minutos de duração -, refletindo-se em vários de seus personagens. O Mycroft de Claflin é apresentado como um machista antipático que, mal conhecendo a irmã caçula e sem saber nada sobre a educação peculiar que Eudoria (feminista declarada) tinha dada à garota, só quer se livrar dela colocando-a numa escola para jovens damas.

Em razão disso, creio que não estaria exagerando se o classificasse como um dos vilões da história. Já o Sherlock de Cavill, longe de ser o detetive egocêntrico e frio que conhecemos, mostra-se empático e sensível, numa subversão sem precedentes do personagem. Foi bonitinho, porém nada condizente com a personalidade do morador mais ilustre da Baker Street, que ficaria totalmente bitolado em encontrar uma mente mais brilhante que a dele (haja vista sua rivalidade e competitividade com Moriarty, o malvado gênio do crime).

Enola Holmes Henry e Millie
Henry Cavill e Millie Bobby Brown

Por outro lado, além de ostentar uma fotografia clara, colorida e arejada – o oposto do clima sempre mais sombrio e cinzento (e por que não dizer um pouco pesado) característico das histórias de Sherlock -, Enola Holmes é extremamente divertido. E o motivo disso tem nome: Harry Bradbeer. É fácil perceber a marca do diretor de Fleabag (a fantástica série da Amazon Prime Video) no longa, em especial a característica quebra da quarta parede pela personagem principal.

Assim, do mesmo modo que a premiada Phoebe Waller-Bridge, Millie Bobby Brown também conversa com o espectador e, da mesma forma que aquela, também está fantástica.

Dessa forma, Bradbeer tenta, com sucesso, nos colocar dentro de um jogo de tabuleiro, notadamente do popular Scrabble, e é assim que conseguimos acompanhar Enola em seu progresso para localizar a mãe. No meio do caminho, porém, um encontro inesperado com o marquês Tewkesbury (Louis Partridge) acaba desviando um pouco sua atenção.

Enola Holmes Louis
Louis Partridge

Dessarte, entre viagens de trens e carruagens, das belíssimas imagens da Inglaterra, e do figurino versátil de Enola (que vai dos sofisticados vestidos usados pelas damas da alta sociedade até as calças e botas usadas pelos pobres jardineiros) vamos conhecendo essa nova personagem, sua relação com os irmãos e seu interesse por um jovem marquês que é muito mais do que ela pensa.

Antes de terminar, chamo a atenção do leitor para a homenagem que é  feita durante toda a trama do filme aos anagramas. Enola, de trás para frente, se escreve alone, que em português significa “sozinho(a)”. É com esse conhecimento que a mensagem final do filme é passada. Não darei spoilers. Que tal dar uma de detetive e assistir ao filme para descobrir?

Compartilhar
País: Reino Unido
Idioma: Inglês

Respostas de 6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *