Artigo

Anões cantando em ‘Os Anéis de Poder’: A harmonia (e a discórdia) dos anões com a natureza

Publicado 3 semanas atrás
anões cantando em os anéis de poder
© Amazon MGM Studios

A segunda temporada de Os Anéis de Poder trouxe à tona um dos aspectos mais intrigantes e bonitas da cultura anã: a arte ancestral do canto das pedras. Mas o que parecia ser apenas um detalhe pitoresco no início, revelou-se crucial para entendermos a relação profunda – e delicada – que esse povo possui com Khazad-dûm, a montanha que chamam de lar.

O canto das pedras, apresentado de forma belíssima através da personagem Disa (Sophia Nomvete), é mais do que apenas uma melodia entoada para as entranhas da terra. É uma forma de comunicação, um diálogo respeitoso entre os anões e a natureza, um ato de profunda simbiose que permite a eles “sentirem” o coração da montanha e descobrirem seus tesouros escondidos.

Essa prática milenar, porém, como vimos principalmente a partir da segunda temporada de Os Anéis de Poder, encontra-se ameaçada. No final da temporada anterior, a erupção de Orodruin, ou Monte da Perdição, mesmo distante, abalou as estruturas de Khazad-dûm, bloqueando a passagem da luz e mergulhando o reino anânico na escuridão. Desesperado por uma solução rápida, o Rei Durin III (Peter Mullan) se volta para um artefato poderoso e perigoso: seu Anel do Poder, forjado por Celebrimbor (Charles Edwards) e Annatar (Charlie Vickers) à revelia de Gil-Galad (Benjamin Walker), o Alto Rei élfico.

Enquanto o canto das pedras representa a harmonia e o respeito mútuo, o anel simboliza a pressa e a ganância. A promessa de poder e riqueza imediata seduz o rei, que ignora os alertas de seu filho e da própria Disa, arriscando a segurança de seu povo e despertando uma força ancestral adormecida: o Balrog.

Com isso, a série nos apresenta a um dilema crucial: a busca desenfreada pelo progresso, ignorando os saberes ancestrais e a própria voz da natureza, pode levar à ruína. A melodia harmoniosa do canto das pedras se transforma em um grito de alerta, um prenúncio de que a ganância pode destruir até mesmo os laços mais fortes – inclusive aqueles entre um povo e sua montanha.

As duas primeiras temporadas de Os Anéis de Poder estão disponíveis na Prime Video. Novos episódios vão ao ar às quartas-feiras.

* Este post foi baseado no artigo original do site Collider.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *