Artigo

Artigo | Outlander – Jamie é o homem perfeito?

Ele pode ser produto do seu tempo, mas se destacava muito dos demais.

Flávia Leão

17/04/2021 •

16:33

Em meu último artigo sobre Outlander, discuti acerca do fato de Claire ser uma mulher anacrônica, ou seja, fora de seu tempo. Ainda pensando nisso, cheguei à conclusão de que Jamie, apesar de não ser um viajante do tempo como sua mulher, também é um tanto destoante de seus contemporâneos, apresentando características bastantes distintas da sociedade daquele século XVIII.

Leia ‘Outlander | O anacronismo de Claire

Podemos começar, destarte, pela impressão mais imediata do escocês, seu próprio porte físico, visão que deixou Claire abismada no momento em que o conheceu numa cabana de pedra. Já sendo uma mulher alta para seu próprio tempo, ela se destacava ainda mais diante das mulheres de duzentos anos antes, e mesmo assim, Jamie a ultrapassava em muito, chegando a quase 1,90m de altura. Ademais, ele é descrito como um homem de ombros largos e traços marcantes, além de contar com fartos cabelos ruivos. Mais tarde, Claire o descreve um pouco mais detalhadamente: “Ele tinha uma bela constituição, de ossos longos e graciosos e músculos lisos que fluíam suavemente das curvas do peito e dos ombros para as concavidades da barriga e das coxas.” (A Viajante do Tempo, cap. 15: Revelações do Quarto Nupcial, pág. 254). Sendo assim, somente a altura de Jamie já o tornava diferente da maioria de seus pares.

Para se ter uma ideia, em uma tabela do site W3Ask que contém os dados das alturas médias dos homens da Europa, pode-se constatar que, no Reino Unido, a altura média de um homem em 2012 é de 1,75. Como estamos falando do século XVIII, a discrepância do porte do nosso protagonista masculino era provavelmente ainda maior.

Por outro lado, mais ainda do que o físico, o que tornava Jamie ainda mais diferente era a sua boa instrução, coisa rara naquela época, mesmo que o século em questão seja considerado um tempo de grande mudanças evolutivas no quesito intelectual e científico. Desse modo, as Terras Altas da Escócia, lar de Jamie, era uma região bastante rudimentar já naquele momento da história, e socialmente “atrasada” se comparada com outras localidades como a própria Edimburgo, Londres ou Paris. O modo de vida ali, com seus clãs e castelos rústicos já podia ser considerado ultrapassado e visto com maus olhos por outras sociedades como a de seus maiores inimigos, os ingleses.

Mesmo assim, Jamie era um homem estudado e viajado, treinado tanto nas artes da espada como na dos números, e não um simples lavrador como grande parte dos outros escoceses de sua terra. Era isso, e não somente sua aparência magnífica, que atraía não só Claire, mas também várias outras mulheres (e alguns homens também!) aonde quer que ele fosse, mesmo quando era um fugitivo procurado pela Coroa inglesa e não tinha onde cair morto.

Mas é claro que, apesar disso, diferente de Claire, Jamie não teria a capacidade de se adaptar à uma nova era caso fosse ele quem viajasse nas asas do tempo e fosse parar dois séculos a frente, na época de sua amada. Mesmo sendo mais esclarecido do que a grande maioria dos homens do século XVIII, ele é bem produto de seu tempo e de um modo de vida que desapareceu enquanto ele ainda era vivo, já que a Batalha de Culloden, na qual o próprio Jamie lutou, como bem se sabe, dizimou a maior parte dos escoceses das Terras Altas e acabou com os orgulhosos clãs que formavam a sociedade do local.

Obviamente que ele não é totalmente inadaptável, já que se acostumar com o próprio ambiente é uma característica inerente à raça humana, e ele se dava tão bem em outros países e até mesmo em continentes diferentes como em sua terra Natal, a Escócia. Mesmo assim, Jamie é um indivíduo notável que destoa dos homens de sua época em geral, sendo admirado e procurado como líder, além de ser um sobrevivente nato, tendo enfrentado e sobrevivido à situações tão terríveis quanto se pode imaginar, várias delas de quase morte.

E ainda, como se tudo isso não bastasse, os anjos o presentearam com as mais altas virtudes de caráter. Seria muito fácil para qualquer um que possuísse todos os seus predicados cair nas armadilhas da arrogância e da presunção, por exemplo. Mas não Jamie, que durante toda a vida (até onde podemos conhecê-la), preservou sua humildade, sua solidariedade e, principalmente, seu amor ao próximo, seja como senhor do clã Fraser, comerciante em Paris ou arrendatário de terras e comandante de tropas nas Américas.

Seria Jamie um homem perfeito, portanto? Não! Quem iria amá-lo, se fosse assim? O moço é teimoso e orgulhoso como ele só, e tem a cabeça mais dura do que uma pedra, mas seu coração mole serve perfeitamente para equilibrar essa balança. No entanto, ele, assim como Claire, é daquelas pessoas raras que encontramos somente uma vez em cada século… Em Outlander, o tempo se desdobrou para que duas delas pudessem se encontrar.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *