Crítica de filme

Crítica | Assuntos mal resolvidos entre pai e filha conduzem à narrativa de ‘Convidado de Honra’

Publicado 3 anos atrás

A história de Convidado de Honra (Guest of Honour), novo filme do diretor Atom Egoyan gira em torno de Jim (David Thewlis) e sua filha Veronica (Laysla De Oliveira), uma jovem professora de música, que precisam resolver suas complicadas relações e segredos entrelaçados. Ao ser presa por uma fraude instigada por um violento motorista de ônibus, Verônica decide permanecer na prisão em razão de uma agressão sexual pela qual ela sabe que foi injustamente indiciada. Ela e seu pai, Jim, estão agindo fora dos limites do bom comportamento enquanto o passado os assombra.

Laysla de Oliveira Convidado de Honra
Laysla de Oliveira em Convidado de Honra / 2019 © Divulgação California Filmes

Convidado De Honra é um filme de festival, fato que fica claro desde os primeiros minutos de tela,  portanto, não é uma trama que pode cativar pessoas que não acompanham o trabalho de Egoyan, que já criou sua reputação em Hollywood, sendo até mesmo indicado ao Oscar. No entanto, apesar de David Thewlis entregar uma performance bem comovente e cheia de nuances, ela não é o suficiente para carregar um filme que parece que quer chegar em algum lugar, mas nunca alcançou o ápice que tanto prometeu em seu trailer.

David Thewlis Convidado de Honra
David Thewlis em Convidado de Honra / 2019 © Divulgação California Filmes

Dessa forma, basicamente não há história, nada parece se encaixar para dar coerência ao filme. A película aborda alguns tópicos sensíveis, mas eles nunca são explorados de verdade, deixando muita coisa no ar e gerando dúvida para a pessoa que o assiste. 

Sendo assim, em determinado momento você se pergunta qual o motivo disso tudo. A filha realmente se importou com o pai? Qual era sua verdadeira culpa além de pensar que foi responsável pela morte de alguém importante em sua vida? Jim realmente se envolveu com outra pessoa? Nada disso pode ser explorado, pois a maior parte do filme mostra Jim executando seu trabalho de inspetor em restaurantes, cuidando do coelho da filha e levando uma vida bem vazia e solitária! Nem mesmo no ápice do drama, o filme levanta voo! 

É uma pena, portanto, porque o elenco parece realmente comprometido em contar uma história. Acredito que a mão experiente do diretor tenha proporcionado uma atmosfera mais melancólica e instigante. Até mesmo Luke Wilson, que é conhecido por papéis mais cômicos, demonstra toda mansidão e serenidade do Padre Greg.

Luke Wilson Convidado de Honra
Luke Wilson em Convidado de Honra / 2019 © Divulgação California Filmes

Por fim, é uma experiência válida se você tem curiosidade de entrar em um circuito de Festival de Cinema. Pois Convidado de Honra certamente tem o tom desses eventos.

Compartilhar
Convidado de Honra Poster
País: Canadá
Idioma: Inglês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *