A Família Addams 2 – Pé na Estrada dá sequência à animação anterior de 2019 a qual, lembro-me bem, teci loas. Portanto, é com muito pesar que tenho que dizer que, apesar de terem mantido a excelente qualidade técnica do formato que escolheram para seu filme, Greg Tiernan e Conrad Vernon (agora com Laura Brousseau juntando-se a eles na direção), não conseguiram manter o sucesso em matéria de enredo.
É claro que essa franquia se constitui em uma animação para crianças, mas confesso que me diverti bastante com o primeiro filme, como descrevi em meu texto à época. Infelizmente, não posso dizer o mesmo deste.
Desta vez, Gomez Addams decide fazer uma viagem em família para reaproximar Wandinha, que está saturada da convivência com seus familiares, mas logo antes de sair eles têm uma revelação bombástica que pode afetar suas vidas para sempre.
Falando assim, até parece que o enredo de A Família Addams 2 é bastante interessante, mas acreditem, nem se compara com o filme anterior. Wandinha, que parece ser a personagem favorita dos fãs dos Addams (e com razão!), é o centro do palco, mas não é ela o problema. A questão toda se resume à fraqueza do roteiro – essa viagem não funcionou.
Devo dizer que o que sempre me atraiu mais na Família Addams é a união de seus membros e seu amor uns pelos outros – o amor entre Gomez e Mortícia e deles por seus filhos, a amizade entre Wandinha e Feioso, além das presenças sempre marcantes do tio Chico, Primo Itt e dos funcionários Mãozinha e Tropeço, formam todo o barato da coisa! Não importava o que acontecesse, todos eles sempre sentiram orgulho de ser Addams e de sua estranheza.
Dessa vez, porém, esse orgulho foi colocado à prova… por nada em especial. Wandinha se revolta com seus convivas, Gomez e Mortícia estão apagados, Feioso foi reduzido a saco de pancada da irmã e tio Chico virou um chato. E o vilão é péssimo. Está aí a fórmula do insucesso.
Por outro lado, é claro que nem tudo é tenebroso e até dá para soltar algumas risadas com Tropeço – um dos melhores personagens, em minha opinião – e o jeito soturno de Wandinha. A trilha sonora também é bastante boa – mesmo que se perca um pouco na barulhada que é toda a película – mas de modo geral – e repito, em relação ao enredo, A Família Addams 2 deixa bastante a desejar. O final quase redime… quase.