Crítica de filme

A Última Noite

Publicado 3 anos atrás
Nota do(a) autor(a): 4.5

A Última Noite (Silent Night) é daqueles filmes cujo nome em português já é considerado spoiler uma vez que no enredo, todos os personagens viverão, literalmente, sua última noite. Depois disso, todos irão morrer.

Em primeiro lugar, é preciso celebrar o incrível trabalho de estreia da diretora Camille Griffin em um longa-metragem, que em sua obra encontra o perfeito equilíbrio entre a comédia e o horror, além do perfeito elenco também!

De longe o que mais impressiona é a gradual mudança de gênero que vai ocorrendo durante a película, e o mais interessante é que isso se dá inteiramente pela tensão entre os personagens enquanto a morte se aproxima, fato que é promovido pelo excelente roteiro em questão e pelas incríveis atuações do elenco estelar.

É Natal no enredo do filme e todos se reúnem para celebrar a festa tentando dar ao encontro o ar mais natural possível – até porque existem quatro crianças por ali – e assim a história tem o início de uma clássica comédia característica dessa época do ano. Mas existe algo pairando sobre o futuro muito próximo, e todos sabem disso.

Inclusive Roman Griffin Davis, de Jojo Rabbit, que, em mais um atuação deslumbrante, interage com seus colegas adultos de igual para igual e é sem dúvida a urdidura de toda a história. Ele interpreta Art, filho de Nell (Keira Knightley) e Simon (Matthew Goode), os anfitriões do último e derradeiro encontro, que também estão espetaculares em seus papéis. Isso sem falar na parte do alívio cômico que coube quase que inteiramente a Annabelle Wallis, mostrando mais uma vez toda a sua versatilidade como atriz.

É óbvio que a questão retórica “o que você faria se só tivesse mais um dia de vida” não é algo novo no cinema, mas a visão de Griffin sobre ela, o bom roteiro, além de toda a estética visual utilizada nessa intertextualidade comédia/terror foi algo no mínimo interessante.

Colorido, divertido, angustiante, macabro talvez, A Última Noite é tudo isso e mais um pouco, um filme que merecia muito mais visibilidade do que teve. E você? O que faria se este fosse seu último Natal?

Compartilhar
A Última Noite Poster
País: Reino Unido
Direção: Camille Griffin
Roteiro: Camille Griffin
Idioma: Inglês

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *