“Você me diz que está gelado por dentro
Como pode o mundo lá fora
Ser um lugar que seu coração possa abraçar?”
Esse é somente um trecho da letra da música Heal The Pain, de George Michael, mas traduz perfeitamente a personalidade de Kate (Emilia Clarke) em Uma Segunda Chance Para Amar, do diretor Paul Feig. Clarke, que recentemente encerrou seu papel como Daenerys Targaryen em Game of Thrones, retorna às telas, linda e loira, para viver uma jovem meio perdida na vida.
Kate é filha de uma imigrante fugida da antiga Iugoslávia, vivida pela excelente Emma Thompson e, mesmo sendo considerada a mais inteligente da família – com a qual ela não tem a melhor das relações – ganha a vida como vendedora em uma loja de Natal, onde passa os dias vestida de elfo. Sua roupa, obviamente, é verde.
Todavia, caso o Papai Noel perguntasse se ela havia sido uma boa menina para então poder lhe entregar seu presente de Natal, a garota estaria em maus lençóis. Isso porque, após ser submetida a uma cirurgia cardíaca, Kate passa a viver uma vida errante, “surfando” de sofá em sofá da casa de amigas para não ter que voltar a viver com os pais, comendo mal, sendo negligente com a saúde e até egoísta, mesmo que muitas vezes não perceba. Resumindo, fria como a Londres de fim de ano.
Contra todas as expectativas, porém, o Bom Velhinho lhe envia um presente, e ela conhece Tom (Henry Golding), um estranho que a convida para passear e lhe mostra uma cidade que até então ela não havia percebido que existia. “Olhe para cima”, ele pede o tempo todo, levando-a por becos estreitos e lugares escondidos. Incomunicável, já que não usa celular, Tom começa a se fazer presente na vida de Kate, aparecendo sempre que ela precisava e finalmente ajudando-a a encontrar um norte na vida.
Assim se desenrola a trama de Uma Segunda Chance Para Amar, uma comédia romântica típica, leve e fofa, mesmo que o plot twist do final (não de todo imprevisível), mude o rumo dos acontecimentos. A trilha sonora, cortesia de George Michael, combina inteiramente com o clima natalino e a voz agradável de Emilia Clarke nos embala do início ao fim enquanto a acompanhamos em seus vários testes para musicais para os quais ela nunca está realmente preparada.
Não espere um filmaço de tirar o fôlego, mas cá para nós, com esse elenco tão carismático qualquer roteiro mais simples se torna agradabilíssimo de assistir!