‘Joias Brutas’ nos mostra como é perigoso não saber administrar seu próprio dinheiro
Em Joias Brutas (Uncut Gems) Howard Ratner (Adam Sandler) é dono de uma loja de joias, porém essa loja está cheia de dívidas. Sua chance de acabar com elas é vender uma pedra cheia de minerais para um grande jogador da NBA que acredita na sorte passada pelo objeto. No entanto, no meio do processo de venda, os cobradores de outras pendências começam a aparecer.
Assim, é incrível como Adam Sandler surpreende como ator dramático, apresentando uma atuação forte e profunda. Baseado em fatos reais, a vida de Howard não é fácil, e apesar de ter condições financeiras acima da média americana, ele tem que cuidar de sua família e ainda administrar uma pequena-grande loja de joias em Nova York.
E aí está o diferencial de Joias Brutas que mostra que, apesar de ser rico, há responsabilidades para serem cuidadas por você. No início da divulgação do longa, fiquei com um pouco de receio do filme ter um protagonista como Adam Sandler, entretanto esse pensamento foi dissolvido ao longo do primeiro ato do filme.
Toda a atmosfera criada por Joias Brutas é impressionantemente claustrofóbica. Há uma cena específica envolvendo a loja do Mr. Howard e seus compradores ricos que demonstra exatamente essa sensação de sufoco e, com o desenvolvimento da cena, ela aumenta cada vez mais.
O roteiro cria grandes dificuldades para Howard e, com toda a maestria, os irmãos Safdie conseguem trabalhar muito bem essas situações. Claro que há cenas totalmente desnecessárias para o desenvolvimento do longa, porém elas são poucas e, ademais, o trabalho envolvendo a voz do protagonista é bem interessante, pois o filme tem mais de 2 horas de duração e em nenhum momento há interferência entre a voz de Sandler e a do personagem.
Outro acerto do roteiro é quando mostra toda a jornada do personagem, que é completamente diferente do convencional. A “jornada do herói” aqui é invertida – Howard começa derrotado e ao longo do desenvolvimento do filme, vai crescendo aos poucos até chegar em seu auge.
Contando uma história sem passar a mão na cabeça do personagem, Joias Brutas mostra como a ganância e o vício podem ser extremamente ruins para a saúde mental e física de qualquer pessoa, e além disso atrapalhar suas relações pessoais.
Respostas de 2
Muito bom este site, fizeram um ótimo trabalho.
Parabéns!!!
Trilha sonora horrível