Cinco anos após o lançamento do primeiro filme, a família pré-histórica dos Croods continua sua busca pelo Amanhã em Os Croods 2: Uma Nova Era, e se a pergunta é se a espera valeu a pena, a resposta é, com todas as forças, SIM!
Quando a gente vira adulto é comum esquecer o quanto as animações podem ser boas e, assim, perdemos muita diversão à toa. É tão fácil rir quando nos deparamos com alguém que sabe fazer comédia (seja em qualquer formato for) e, este ano, tive a grata surpresa de me deliciar com dois excelentes exemplos delas: Trolls 2 e, agora, Os Croods 2: Uma Nova Era.
Nessa sequência do filme de 2013, Joel Crawford assume o comando da película para nos apresentar os Bemelhores, representando a água em oposição aos Croods, que representam o fogo, e nos brindou com uma divertidíssima história de quando a família de Grug finalmente encontra o Amanhã… mas o lugar não é bem o que pensaram. Na verdade, ele vai entrar numa rixa com Bem e Esperança Bemelhores, que se acham bem melhores que todo mundo. E quem saiu ganhando fomos nós, o público!
Sendo assim, é claro que o longa já começou com prestígio, trazendo um elenco de peso que só serve para chamar ainda mais a atenção da galera. Lá nos States, atores do calibre de Nicolas Cage, Emma Stone e Ryan Reynolds emprestam suas vozes aos personagens da película. Por aqui no Brasil, Juliana Paes e Rodrigo Lombardi se juntaram ao elenco nacional de dubladores, fato que foi muito bem divulgado antes do lançamento do filme. Porém, mesmo que seja um perigo trazer atores não profissionais da dublagem para esse tipo de trabalho (como provou o fiasco que foram as vozes nacionais no live-action de O Rei Leão), nossos eternos Raj e Maya não fizeram feio.
Assim, para começar, acho interessante apontar a faceta que mais me chamou a atenção na animação desde o primeiro filme – e que felizmente se repete agora no segundo -, que é a maneira com que elementos modernos como uma simples privada, um quarto do pânico ou uma sauna são introduzidos na era pré-histórica. Conceitos que estão a milhares de anos de distância entre nós e a Idade da Pedra, como a televisão e o tablet, são representados de uma maneira tão criativa e engraçada que é até difícil de acreditar! É maravilhoso!
Os Croods 2: Uma Nova Era também nos apresenta uma gama de animais bizarros como a Focalinha, o Loboranha e o Micomurro que, se formos pensar bem, mesmo que componham um dos elemento do humor do filme, também representam os vários animais que já foram extintos e que nós, humanos do século XX, nunca chegamos a conhecer!
Ademais, com extrema inteligência e diversão, assim como fez o filme original, a sequência segue ensinando a importância do equilíbrio na prática dos valores e demonstrando a arte da convivência em família, coisas que desafiam a humanidade desde o começo dos tempos.
Os temas importantes contidos no enredo nos são apresentados de forma tão leve e espirituosa que torna Os Croods 2: Uma Nova Era, uma animação imperdível para toda a família! Crianças e adultos vão se divertir na mesma medida! Se é dar risada o que você quer, então tem o filme para assistir. Mas não faça como os Croods procurando eternamente pelo Amanhã! Garanta seus ingressos Hoje mesmo e boa sessão!