Um Crime Entre Nós (2020) é um documentário, dirigido por Adriana Yañez, que aborda a exploração sexual de crianças no Brasil. O filme tenta lidar com esse tema numa perspectiva mais ampla e com um viés mais sociológico. A montagem alterna entre alguns relatos de algumas vítimas dessa violência e em falas de especialistas ou profissionais que acompanham esses casos ou de algumas celebridades, como Drauzio Varella, Luciano Huck e Jout Jout.
Além das entrevistas, há planos de meninas em locais de uma grande cidade brasileira, mostrando o quanto elas estão vulneráveis nesses locais. Em algumas cenas, as crianças ocupam apenas um pequeno espaço do quadro em relação ao espaço. Ademais, o documentário utiliza da animação, para ilustrar os relatos de mulheres que sofreram violência sexual quando eram mais novas. Essa escolha, além de ser responsável por essas pessoas aproxima o espectador do tema, já que tal técnica geralmente é destinada ao público infanto-juvenil.
Utilizando celebridades, o filme ganha visibilidade, mas não só isso. Drauzio Varella, um médico com grande atuação nos presídios brasileiros, fornece ao espectador um pouco de sua vivência, falando sobre a possível relação entre a exploração sexual infantil e o cárcere. Jout Jout, talvez um pouco mais desconhecida, é uma importante influenciadora digital, que além de tratar de temas relacionados a feminilidade, consegue educar um certo público masculino. Sua participação no filme tenta tirar o espectador homem de uma situação de conforto.
Entretanto, a presença de Luciano Huck provoca um certo desconforto no discurso do filme. O apresentador se dirige a uma cidade próxima a Manaus e resolve conversar com os moradores sobre a exploração sexual infantil. É o momento em que o filme está mais próximo do “povo”. As pessoas parecem se sentir próximas a Huck e falam sobre o tema, mesmo sendo controversas – como a opinião de uma senhora. Em um bar, o apresentador parece querer incitar nos homens presentes uma luta contra essa mazela social.
Por outro lado, Um Crime Entre Nós é um documentário bastante didático, o que não é um problema. Durante a exibição, existem entrevistas de especialistas ou profissionais que acompanham as vítimas, que expõem a realidade brasileira e, também, utilizam letreiros para mostrar estatísticas relacionadas ao tema. Essa escolha, aliada ao uso de celebridades, aumentam o alcance da obra. Um Crime Entre Nós é um filme-denúncia e quer que seu conteúdo seja visto pelo maior número de pessoas possível, principalmente os homens.
O documentário é majoritariamente constituído por mulheres – o que soa muito pertinente, uma vez que elas são as principais vítimas da exploração sexual. Todavia, também há o fato de que os homens estão mentalmente doentes e precisam ser tratados. Essa parcela da população é bombardeada pelo machismo, o que incita tal comportamento. Segue um exemplo: um homem se relacionar com uma menina mais nova é algo bem visto e até cobiçado por uma parte da sociedade. Além disso, o filme aborda o problema da pornografia no que tange o adoecimento do olhar e da mente masculinas.
E mais ainda, Um Crime Entre Nós realiza um experimento nas ruas de alguma metrópole brasileira. A equipe selecionou algumas pessoas, contou um caso de abuso sexual infantil e perguntou de quem era a culpa. Uma grande parte dos entrevistados diz que era da vítima, por causa das roupas curtas. Somente apenas uma mulher diz o contrário. Essa passagem evidencia justamente o pensamento machista que quase sempre deixa o agressor impune.
No final, o documentário apresenta a educação como uma maneira de combater a exploração sexual infantil, defendendo justamente um diálogo aberto com crianças sobre gênero e sexualidade para que elas saibam o tipo de agressão a que estão sujeitas e incentivando a denúncia às autoridades. Há uma cena que parece não ter sido ensaiada e atravessa o filme em que uma menina de quatro ou cinco anos conta que quase foi abusada, mas que não seguiu o homem e correu para avisar sua mãe. Tudo isso mostra a importância da educação para crianças e adolescentes.
Um Crime Entre Nós é um documentário com linguagem bem acessível que funciona muito bem para denunciar a exploração sexual infantil no Brasil.