Um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade atualmente é a precarização das relações de trabalho. Com as mudanças estruturais do capitalismo e a flexibilização dos papéis tanto do empregador quanto do empregado para garantir a competitividade (e o lucro) de empresas, geralmente quem acaba sofrendo mais são aqueles na base da pirâmide social. Não é a toa que o diretor de Eu, Daniel Blake, Ken Loach, tomou para si a tarefa de nos mostrar as consequências dessa precarização em Você Não Estava Aqui.
Ambientado em um Reino Unido pré-Brexit, o filme nos mostra a jornada da família Turner para tentar se reerguer financeiramente após a crise de 2008. O pai, Ricky (Kris Hitchen), após várias passagens nos mais diferentes empregos, começa a trabalhar como entregador de encomendas nas ruas de Londres. Empolgado pela oportunidade de ser “seu próprio patrão” e “de trabalhar como e quando quiser” de acordo com seu empregador/”sócio”, ele verá que a realidade é bem diferente do que lhe foi vendido inicialmente. Quase que literalmente preso a uma máquina que lhe diz o quê e onde entregar sua encomendas, Ricky terá que passar por maratonas diárias para bater suas metas e poder levar algum dinheiro para casa.
A mãe, Abbie (Debbie Honeywood), passa os dias como enfermeira domiciliar, indo de casa em casa atender seus pacientes com os mais variados problemas, o que a faz passar por situações degradantes. Enquanto isso, os dois filhos do casal, Sebastian (Rhys Stone) e Liza (Katie Proctor), precisam cuidar de si próprios uma vez que seus pais passam o dia inteiro trabalhando. Sebastian sonha com uma vida diferente, passando os dias com os amigos fazendo grafite pela cidade, ao passo que Liza é obrigada a crescer antes da hora, sendo responsável pelos afazeres domésticos. Pouco a pouco, as pressões dos trabalhos de Ricky e Abbie terão suas consequências dentro de casa.
O sucesso do longa reside justamente nessa interação entre os familiares e o quão críveis elas são. Ao apostar em um elenco praticamente desconhecido, Loach quase nos leva a crer que estamos diante de um documentário e que aquelas pessoas não estão realmente atuando, mas vivendo aquela situação. Kris Hitchen e Debbie Honeywood estão magistrais como Ricky e Abbie, suas frustrações estampadas em seus rostos cansados, mas sem nunca perder o carinho e o amor pelos seus filhos. A identificação imediata do público com eles fará com que festejemos cada pequena vitória e tememos cada novo obstáculo imposto pelo mundo.
Você Não Estava Aqui é um duro retrato da situação de milhões de pessoas em todo o mundo. Com a ascensão do chamado gig economy, literalmente uma economia baseada em fazer bicos, em que você trabalha para uma empresa, mas a empresa não necessariamente emprega você, apenas utiliza os seus serviços sem quaisquer benefícios ou respaldo, muitos são explorados a exaustão e até a morte. Ken Loach não parece ter uma solução para esse problema, seu objetivo maior é mostrar a situação dessa família até nos perguntarmos: “até quando permitiremos que isso aconteça?”.