Neil Gaiman curiosidades destaque

Lista

5 curiosidades que fazem de Neil Gaiman ser um dos grandes talentos das HQs

12/14/2020 •

11:25

Neil Gaiman foi o escolhido para ser homenageado na CCXP Worlds, versão digital do maior festival de cultura pop do mundo, realizado nos dias 04 a 06 de dezembro. Importante nome da cultura pop e, principalmente dos quadrinhos, o autor e roteirista participou de um painel na no primeiro dia do evento – sexta-feira (4) -, para falar sobre suas experiências com o Brasil, expectativas para a adaptação audiovisual de uma das suas maiores obras e outros assuntos que envolvem a própria carreira.

Assim, Carol Zara, quadrinista brasileira e editora da nova série de HQ, Alien Toilet Monsters®, apontou quais são, para ela, os 5 pontos inusitados que você, provavelmente, ainda não sabia e que fazem de Neil Gaiman um dos grandes nomes da história das HQs.

Vamos a eles?

1. Não é só quadrinista! 

Neil Gaiman tem habilidades pouco conhecidas do grande público. Ele é empreendedor em uma loja de quadrinhos americana. O autor é sócio da Gods & Monsters, uma comic shop localizada na Flórida.
neil gaiman loja

2. Sandman foi um presente da DC para Gaiman 

Depois de se tornar amigo de Alan Moore – antes, apenas um ídolo – Gaiman passou a se aventurar escrevendo alguns títulos da DC, seja reimaginando a personagem “Orquídea Negra” ou participando da criação de histórias para o Monstro do Pântano e Hellblazer. Impressionada com o trabalho dele, a DC pediu para que Gaiman reinventasse Sandman. A obra, lançada em 1989, era peculiar e totalmente inovadora para a época e é, até hoje, um marco e uma das grandes realizações do autor.
neil gaiman sandman

3. Permite que sejam criativos com as adaptações de suas obras 

Diversas obras de Gaiman já foram adaptadas para a mídia audiovisual.
Segundo especialistas da indústria, Gaiman é um dos autores que mais dá liberdade criativa para os diretores e produtores, sem deixar de acompanhar a produção e garantir que o resultado agrade os fãs.

4. É ótimo com o marketing do próprio trabalho 

Em uma postagem no seu Instagram, Gaiman divulgou seu novo livro intitulado, em tradução livre, Os Leitores de Neil Gaiman. De acordo com ele, o livro não é para quem já leu tudo o que ele já escreveu, mas para quem não leu nada ou muito pouco e quer conhecer mais de suas obras. Errado ele não está, não é?
neil gaiman livro

5. Se preocupa com todos os públicos – sem perder a essência 

Apesar de flertar com elementos do horror, o longa e obra literária, Coraline, é uma obra voltada para o público infantil. Já O Livro do Cemitério é destinado para público jovem-adulto. Deuses Americanos e O Oceano No Fim do Caminho são obras de profundidade mais séria e indicada, especialmente, aos adultos.
“Tentar alcançar um público muito amplo, com apenas um título, pode interferir no processo criativo e diluir a ideia central. Quando você fragmenta esse público, você tem como explorar vários temas diferentes.”
Gaiman não foi escolhido como homenageado da CCXP à toa: o autor inspira e ensina muito sobre a arte e o mercado das HQs para quem está começando agora.
“É importante que a nova geração se espelhe em grandes ídolos como o Neil. Autores como ele costumam ter uma conduta totalmente profissional. Ele trabalha inteligentemente para criar novas oportunidades na própria carreira e isso fortalece o vínculo dele com os fãs.” – Encerra Carol Zara.
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.