a baleia
Notícia

‘A Baleia’ conquista dois Oscars, incluindo Melhor Ator para Brendan Fraser

Realizada na noite do último domingo, a 95ª cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o Oscar, laureou Brendan Fraser como o Melhor Ator do último ano por sua atuação dramática e desafiadora em A Baleia.

Além disso, o mais recente longa-metragem de Darren Aronofsky teve o seu trabalho pioneiro de maquiagem e cabelo reconhecido em sua respectiva categoria técnica, representado pelo trio Adrien Morot, Annemarie Bradley-Sherron e Judy Chin.

Mencionada por Fraser em seu discurso de agradecimento, a tailandesa Hong Chau foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante.

Grande sucesso independente, A Baleia prossegue em exibição nos cinemas em mais de 200 cópias por todo o Brasil, com distribuição da California Filmes.

a baleia vencedor oscar
© Divulgação

Sobre o filme

Fraser interpreta Charlie, um professor de 270 Kg que não consegue sair do sofá e repleto de problemas emocionais.

No Festival de Veneza, em setembro de 2022, o ator americano de 54 anos recebeu quase 10 minutos de aplausos na sessão de gala do longa, que também está indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Cabelo e Maquiagem e de Atriz Coadjuvante, para Hong Chau.

Fraser se transformou fisicamente para viver o personagem: um homem com obesidade mórbidaque não consegue sair do sofá. Professor de literatura, ele precisa se confrontar com seu passado, que envolve uma filha adolescente (Sadie Sink) e sua ex-mulher (Samantha Morton). O roteiro é escrito por Samuel D. Hunter, baseado em sua peça homônima.

A equipe artística de A Baleia inclui também o diretor de fotografia Matthew Libatique (Cisne Negro, Homem de Ferro 2); o compositor Rob Simonsen (Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo); o montador Andrew Weisblum (A Crônica Francesa); a diretora de arte Jurasama Arunchai (Amor, Sublime Amor); e o figurinista Danny Glicker (Milk: A Voz da Igualdade).

Sinopse

Charlie é um professor de inglês com obesidade mórbida, que tenta se reconectar com sua filha adolescente como uma última tentativa de redenção. Baseado na peça homônima de Samuel D. Hunter.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *