Walter Salles está de volta à corrida pelo Oscar. Seu mais recente longa, Ainda Estou Aqui, baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, conseguiu o feito de entrar na shortlist para Melhor Filme Internacional, um feito que o Brasil não alcançava desde 2008.
A trajetória de Ainda Estou Aqui até este ponto já é, por si só, um roteiro digno de cinema. Depois de se tornar o filme brasileiro de maior bilheteria pós-pandemia – um respiro para a indústria nacional – e figurar entre as dez maiores bilheterias do ano, o longa começou a acumular prêmios e indicações em festivais internacionais. De Veneza a Vancouver, passando por São Paulo e Nova York, a história da família Paiva ressoou com o público e a crítica, angariando reconhecimento e aclamação.
Leia também
‘Ainda Estou Aqui’ leva o Brasil para a shortlist do Oscar 2025
Filme “Ainda Estou Aqui” na shortlist do Oscar 2025! Veja a trajetória do longa de Walter Salles e Fernanda Torres rumo à estatueta.
A seleção para a shortlist do Oscar é a cereja do bolo, a confirmação de que o filme transcende fronteiras e toca em temas universais que agradam à Academia. A atuação de Fernanda Torres, já premiada e elogiada pela crítica internacional, é outro ponto forte que impulsiona a candidatura do filme.
O sucesso de Ainda Estou Aqui é considerada uma vitória para o cinema brasileiro, que, depois de um período turbulento, volta a brilhar no cenário internacional. A indicação ao Oscar, mesmo ainda na fase de shortlist, é um sopro de esperança para uma indústria que busca se reinventar e reconquistar seu espaço.
É claro que a competição é acirrada. São quinze filmes, de diferentes países, disputando as cinco vagas finais. O caminho até a estatueta dourada é longo e tortuoso. Mas Ainda Estou Aqui já provou que tem a força suficiente para seguir em frente. Seria, sem dúvida, um momento histórico para o cinema brasileiro. Aguardamos o dia 17 de janeiro, quando os finalistas serão anunciados. Até lá, fica a a expectativa de que Ainda Estou Aqui continue sua jornada rumo ao Oscar.