Depois de premiado no Festival de Annecy, e de ser o primeiro Latino Americano a receber o principal prêmio do Festival de Ottawa, os dois mais importantes do gênero animação, o brasileiro Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente, de Cesar Cabral, está na lista do longas de animação elegíveis para o Oscar na categoria, que foi anunciada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O filme é o único brasileiro na seleção, ao lado de 25 produções de diversos países, como EUA, República Tcheca, Japão, China e Dinamarca.
Nos Estados Unidos, Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente será lançado pela distribuidora Outsider Pictures, que, de acordo com a Variety, planeja uma campanha de marketing para o longa ficar entre os finalistas no Oscar. Internacionalmente, o filme é conhecido como Bob Spit – We Do Not Like People.
Um dos personagens mais famosos dos quadrinhos nacionais, Bob Cuspe chega ao cinema com Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente, que teve sua primeira exibição no Brasil na 45a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
O longa traz uma mistura gêneros, como documentário, comédia e road-movie, e conta a história do protagonista, um velho punk, tentando escapar de um deserto pós-apocalíptico, que na verdade, é um purgatório na mente de seu criador, o cartunista Angeli, que passa por uma crise criativa. O filme conta com as interpretações de voz de Milhem Cortaz, Paulo Miklos, André Abujamra, Grace Gianoukas e Laerte.
Evidenciando o humor e a estética típica da obra de Angeli, o longa alterna momentos de animação com depoimentos animados do próprio cartunista, combinando assim uma história de ficção de Bob Cuspe com o documental sobre o processo de criação do cartunista, que revisita o seu passado.
Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente já está nos cinemas brasileiros, com distribuição da Vitrine Filmes.