Em 2020, a CCXP foi desafiada a realizar o maior festival de cultura pop do planeta de forma totalmente virtual. Com o objetivo de levar experiência e os melhores conteúdos aos lares de fãs do mundo inteiro, a CCXP Worlds alcançou números incríveis: 3,5 milhões de pessoas, em mais de quatro mil cidades e 139 países. Para este ano, após acompanhar de perto o cenário da pandemia e a evolução da vacinação no Brasil, a organização – que sempre respeitou e colocou a comunidade em primeiro lugar – optou por mais uma edição virtual.
A CCXP Worlds 21 acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, reunindo todos os mundos do festival em uma plataforma otimizada a partir das sugestões do público. Outra novidade foi o anúncio do CCXPverso, uma jornada de eventos realizados ao longo de 2022 e que termina na maior edição física de todos os tempos do festival. E quem garantir a presença na CCXP22, por meio da pré-venda patrocinada pelo Santander, já leva uma credencial Digital Experience para aproveitar de casa esta edição.
“A organização está super engajada para criar e entregar uma CCXP ainda mais incrível do que a do ano passado. Em 2020, realizamos o maior evento da história da franquia, e esse ano acreditamos que podemos projetar um crescimento de até 20%. Certamente não vamos decepcionar nossos fãs”, explica Pierre Mantovani, CEO da CCXP. “Como nosso maior objetivo é entregar ao fã conteúdo e experiência, vamos preparar uma edição virtual repleta de novidades e uma jornada épica que vai nos levar até a maior CCXP de todos os tempos, em dezembro de 2022”, disse.
A primeira grande novidade é que a plataforma da CCXP Worlds 21 passou por uma série de ajustes, muitos deles apontados pelo público ao longo da edição anterior. Além de um acesso mais rápido, o visitante terá um painel de controle completo com ferramentas próprias para interagir com visitantes de todos os mundos durante as lives. Outro ponto de mudança está na forma de encontrar os melhores conteúdos ao vivo, participar dos painéis e navegar facilmente pelos seus mundos favoritos.
A CCXP Worlds 21 acontecerá em cinco palcos de conteúdo por meio de três streamings simultâneos. O conteúdo dos painéis será gratuito. Para uma experiência completa, mais interativa, ter acesso total ao conteúdo de todos os streamings e produtos licenciados, será possível adquirir os pacotes Digital Experience e Home Experience. A venda dos ingressos começa com a pré-venda para clientes Santander no dia 29 de setembro e segue até 12 de outubro.
A abertura para o público em geral acontecerá no dia 15 de outubro, sempre pelo site https://www.ccxp.com.br.
Os fãs que quiserem garantir desde já a presença na CCXP22, poderão aproveitar a pré-venda para clientes Santander e comprar a credencial do ano que vem com 10% de desconto em todas as categorias, além de parcelar em até 12 vezes, sem juros. Quem comprar qualquer ingresso para a CCXP22 ganha o pacote Digital Experience para a CCXP Worlds 21.
A expansão do CCXPverso em 2022
A CCXP vai virar um multiverso de experiências que vão acompanhar o público durante o ano todo. Assim como aconteceu em 2020, a organização da CCXP segue a premissa de que CCXP não é um lugar, ela acontece onde a gente quiser. Por isso, a jornada deste multiverso começa com a CCXP Worlds 21 e segue ao longo de todo 2022, com uma série de eventos e ações relacionadas ao universo da cultura pop.
Em maio, será realizada a primeira edição do CCXP Awards, a única premiação do mundo que vai homenagear as principais vertentes da cultura pop, e não apenas algumas delas. Tudo isso com a credibilidade de oito anos da CCXP, que se tornou, ao longo desse período, um termômetro de como o Brasil consome esse tipo de conteúdo. Em junho de 2022, será a vez da segunda edição da CCXP Cologne, na Alemanha – a primeira CCXP presencial pós-pandemia. E o ápice dessa grande jornada acontece com a CCXP22, a maior de todos os tempos, voltando para o formato tradicional no São Paulo Expo.
“O CCXPverso é a materialização da criação do mundo de todos os mundos. A gente sempre sonhou grande e queremos continuar fazendo eventos de escala global para a indústria do entretenimento. Acreditamos que a experiência épica da CCXP é única ano após ano e queremos continuar expandindo nosso universo”, conta Mantovani.
Todos os mundos da CCXP Worlds 21
Principal palco do festival e onde a história da cultura pop é escrita, o Thunder Arena será o lugar onde o público ficará por dentro do que vem aí nos maiores estúdios de Hollywood – com grandes anúncios, trailers exclusivos, conteúdos inéditos, pré-estreias e entrevistas com atores, diretores e produtores do mundo todo em um estúdio físico com infraestrutura profissional de transmissão. Os dois primeiros grandes nomes de peso na programação da CCXP Worlds 21 são os parceiros Amazon Prime Video e Paramount. Outro produtor de conteúdo e parceiro de longa data, o Collider, também estará presente nesta edição, com transmissão diretamente dos EUA.
Conhecido como o coração da CCXP, o Artists’ Alley muda seu nome para Artists’ Valley no festival digital. Seja na versão física ou virtual, o amor dos fãs transforma esta área ano após ano, deixando-a cada vez mais interativa. Neste local, artistas do mundo inteiro poderão apresentar seus trabalhos, interagir com os fãs e vender artes originais. O Artists’ Valley contará com convidados para entrevistas ao vivo, bate-papos e conteúdos inéditos. Tudo isso com interação do público de casa, que também poderá acompanhar as lives simultâneas, de artistas do mundo todo, previstas para a edição deste ano. Sucesso em 2020, as masterclasses exclusivas, os workshops e a batalha de quadrinistas retornam à esta edição.
Quem já está contando os dias para encontrar os maiores artistas na CCXP Worlds 21 vai ficar feliz com mais uma novidade. O Road to Artists’ Valley será um documentário de quatro episódios que fará um aquecimento para o festival, contando como esta área se tornou, em poucos anos, o maior Artists’ Alley de todo o mundo. O conteúdo inédito terá imagens de arquivo exclusivas e depoimentos das maiores lendas dos quadrinhos, que prometem emocionar os apaixonados por cultura pop.
“A CCXP Worlds 21 aposta na interatividade e, sobretudo, na diversidade, que já é uma característica da CCXP. Os fãs que visitarem o Artists’ Valley encontrarão e poderão interagir com artistas já estabelecidos e com novos talentos, além de adquirir quadrinhos e outros produtos exclusivos. É uma oportunidade única de imersão para quem ama quadrinhos e cultura pop”, destaca Ivan Costa, cofundador da CCXP e curador do Artists’ Valley.
O Creators & Cosplay Universe contará com uma programação recheada de apresentações musicais, game shows, bate-papos, sketches originais, duelo de podcasts, gravações de conteúdos originais ao vivo e muita interação com o público de casa. Um dos momentos mais esperados do festival, o Concurso Cosplay vai eleger os melhores cosplayers divididos em três categorias: Master Cosplay, Melhor Apresentação e Melhor Figurino.
Para os gamers, Alexandre Gaules e a Tribo vão comandar a Tribo Game Arena, o primeiro palco com 24 horas de programação durante os dois dias de festival. Com muita gameplay, o espaço promete trazer os últimos lançamentos da indústria e 1×1 entre os maiores pro-players do mundo.
Pacotes de ingressos
Com mais de 50 horas de conteúdos inéditos com acesso gratuito, a organização disponibiliza ainda outros dois pacotes para os fãs, o Digital Experience e o Home Experience. No primeiro, o internauta terá acesso a conteúdos exclusivos para maratonar – como masterclasses de lendas vivas dos quadrinhos, diretores, produtores e os maiores creators da internet, além de webséries, entrevistas e materiais inéditos na área de video on demand. Dentro deste pacote, o fã recebe informes de produtos durante a programação para adquirir lançamentos exclusivos, edições limitadas e produtos licenciados dos seus filmes, séries e heróis favoritos.
Outra novidade é o Telegram oficial da CCXP Worlds. A partir da credencial Digital Experience, o fã poderá entrar no grupo e ser o primeiro a ficar sabendo das novidades da CCXP Worlds 21, incluindo os anúncios.
Já com o Home Experience, além de todos os benefícios do Digital Experience, o fã recebe uma credencial exclusiva da CCXP Worlds 21, um colecionável que todo ano é aguardado pelos fãs da CCXP, pins e itens exclusivos para interagir de casa com os painéis dos maiores estúdios de Hollywood.
PATROCINADORES
Além do patrocínio do Santander, a CCXP Worlds 2021 já conta com o apoio do Outback e Sadia, participação do Kindle e Crunchyroll e parceria de conteúdo com a Amazon Prime Video, a Paramount e o Collider.
Sobre a CCXP
Em 2020, a CCXP Worlds: A Journey of Hope recebeu 3,5 milhões de pessoas em seu primeiro ano no formato virtual devido a pandemia da Covid-19. Com alcance de 139 países e mais de 30 milhões de visualizações nos palcos ao vivo, o evento bateu recordes e se estabeleceu novamente como o maior festival de cultura pop do planeta. Outras informações podem ser encontradas em https://www.ccxp.com.br.