Notícia

Excelsior! Um ano sem Stan Lee, a grande mente criativa da Marvel

Stan Lee passou mais de 60 anos produzindo para a Marvel Comics, criando personagens ícones da cultura pop

stan lee marvel

Há exatamente um ano, no dia 12 de novembro de 2018, o mundo dizia adeus a Stan Lee. Considerado o maior criador de super-heróis de quadrinhos, passou mais de 60 anos produzindo para a Marvel Comics. Personagens surgidos em sua mente viraram verdadeiros ícones da cultura pop, como Homem de Ferro, Homem-Aranha, Capitão América, Hulk, Thor, Os Vingadores, O Quarteto Fantástico, entre muitos outros.

O diferencial da criação de Stan Lee foi introduzir um universo mais humano aos personagens, com dilemas reais como problemas familiares, decepções amorosas e dificuldades da vida adulta, fazendo assim o público se familiarizar mais com eles. Também fazia reflexões de problemas sociais, como bullying e racismo.

Legado

stan lee legado

Stan Lee nasceu em Nova York, em 28 de dezembro de 1922. Seu contato com o mundo dos ‘comics’ começou na juventude, quando foi assistente na editora Timely Comics, a nova divisão de Martin Goodman. Pouco tempo depois, ele foi contratado formalmente pelo editor da Timely, Joe Simon.

Assim, seu primeiro trabalho publicado foi Captain America Foils the Traitor’s Revenge. O conto, ilustrado por Jack Kirby, foi lançado na edição nº 3 da Captain America Comics, em maio de 1941.  Então com 19 anos, Stan Lee foi foi nomeado editor interino da Timely Comics após as saídas de Joe Simon e Jack Kirby.

Virou editor chefe da seção de quadrinhos e de arte até 1972, quando se tornou publisher no lugar de Martin Goodman. Posteriormente, no final da década de 1950, o grande sucesso da DC Comics com a criação da Liga da Justiça instigou a criação de um grupo de super-heróis.

Foi então dada a Stan Lee a missão de criar o grupo no fim dos anos 60. Então, junto com Jack Kirby, ele criou o  Quarteto Fantástico, lançado nos quadrinhos em 1961. Com a popularidade e aumento de vendas na editora já nomeada Marvel, motivou a produção de outros personagens e títulos.

Assim, Lee criou o Incrível Hulk, o Homem de Ferro, Thor, os X-Men e Os Vingadores, com Kirby, Doutor Estranho e Homem-Aranha, com Steve Ditko, e Demolidor com Bill Everett.

Cinema

stan lee thor ragnarok
Stan Lee em Thor: Ragnarok

 

Assim, seu legado ultrapassou a fronteira dos quadrinhos e expandiu-se para o universo cinematográfico. E seu rosto passou a ser conhecido do grande público, quando iniciou as famosas participações nos filmes de seus personagens. Ele teve mais de 30 participações nas produções da Marvel Studios.

As aparições de Stan Lee nos filmes de super-heróis baseados nos quadrinhos Marvel começaram em 1989, quando ele participou de O Julgamento do Incrível Hulk (1989). Mas foi a partir dos anos 2000, com a expansão do Universo Cinematográfico Marvel, que a presença especial de Lee nas telonas ficou mais recorrente. A primeira aparição da década foi em X-Men (2000).

Em 2008, ele foi premiado com a American National Medal of the Arts por sua contribuição na produção de quadrinhos. Três anos depois, em 2011, Lee ganhou uma estrela na calçada da fama, em Los Angeles, Califórnia.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.