His Dark Materials retorna à produção com uma terceira temporada épica da série vencedora do BAFTA baseada no último romance de Philip Pullman da trilogia The Amber Spyglass. As duas primeiras temporadas estarão disponíveis na HBO Max.
Esta temporada acompanhará Will (Amir Wilson), o portador da Faca Sutil (The Subtle Knife), e Lyra (Dafne Keen), a criança profetizada, em uma viagem por vários mundos para encontrar e proteger um ao outro.
O novo elenco inclui Adewale Akinnuoye-Agbaje, como Comandante Ogunwe, e Jamie Ward, como Padre Gomez. Kobna Holdbrook-Smith, Simon Harrison e Chipo Chung são os anjos rebeldes Balthamos, Baruch e Xaphania; enquanto Ama será interpretada por Amber Fitzgerald-Woolfe.
Dentre os talentos que estarão de volta, estão Will Keen, como Padre MacPhail, Jade Anouka, como Ruta Skadi, e Ruta Gedmintas, como Serafina Pekkala.
Amit Gupta será o diretor dos dois primeiros episódios, seguido por Charles Martin e Weronika Tofilska.
A produção será realizada mais uma vez nos palcos de som do Wolf Studios Wales e em locações em todo o País de Gales e na Inglaterra.
No final da segunda temporada, Lorde Asriel chamou os anjos para ajudá-lo a travar uma guerra contra o Reino dos Céus, quando a Sra. Coulter sequestrou sua filha Lyra para levá-la para seu próprio mundo.
A terceira temporada começa com Lyra inconsciente, após receber um sonífero de sua mãe, enquanto Will, ainda carregando a Faca Sutil, continua sua busca para encontrá-la. Will é rastreado por dois anjos – Balthamos e Baruch – que desejam levá-lo para se juntar à campanha do Lorde Asriel contra a Autoridade com o Comandante Ogunwe. Mas Will não é o único atrás de Lyra, com o Padre MacPhail ainda na missão de destruir o filho da profecia, empregando a ajuda de seu seguidor mais comprometido, o Padre Gomez.
Enquanto isso, a física de Oxford, Mary Malone, chega a outro mundo paralelo – o dos Mulefas, uma estranha espécie semelhante a um animal. Eles contam a ela sobre um fenômeno cataclísmico em seu mundo.
Com vários mundos novos, incluindo a Terra dos Mortos, personagens retornando e apresentando novas criaturas estranhas, os Mulefas e Galivespianos, os novos episódios trarão a obra-prima de Philip Pullman a uma conclusão dramática.
Para a fundadora e produtora executiva da Bad Wolf, Jane Tranter, “The Amber Spyglass é o mais complexo dos romances de Philip Pullman para se adaptar à TV, mas com nossa equipe criativa mundial em Cardiff, nenhum desafio é tão assustador. Essa temporada é uma aventura épica e uma história sobre amor e verdade. Os roteiros de Jack, Francesca e Amelia capturam o brilho dos mundos de Philip e nós somos acompanhados por nosso amado elenco e alguns talentos excepcionais novos para a série”.
“No momento em que começamos a primeira temporada de His Dark Materials, mapeamos todos os três romances para saber a direção que estávamos tomando. Cada detalhe e personagem dentro deste incrível trabalho de ficção foi analisado e discutido por 4 anos, e finalmente chegar aos muitos mundos de The Amber Spyglass é emocionante”, diz Dan McCulloch, produtor executivo.
Ben Irving, Editor de Comissionamento da BBC Drama, comenta que “a extraordinária trilogia de romances de Philip Pullman atinge novos patamares em The Amber Spyglass, e essa incrível equipe criativa está à altura do desafio a cada passo do caminho. O público na BBC One e no iPlayer precisará se preparar para outra jornada visual e emocionante com Lyra e Will”.
E Francesca Orsi, vice-presidente executiva da HBO, comemora: “Foi uma alegria ver o público abraçar essa incrível jornada de autodescoberta, amizade e propósito com Lyra nas duas últimas temporadas. Jane, Dan e todos da equipe Bad Wolf fizeram um trabalho tremendo trazendo o mundo amado de Phillip à vida e eu mal posso esperar que os fãs consigam um lugar na primeira fila para tudo o que está reservado nesta temporada final emocionante e comovente”.
A premiada trilogia homônima de Philip Pullman é considerada uma obra-prima moderna da ficção e já vendeu mais de 18 milhões de cópias em todo o mundo. The Amber Spyglass é o primeiro romance infantil a ganhar o prestigioso Whitbread Book of the Year (em 2001) e o primeiro romance infantil a ser listado há muito tempo para o Prêmio Man Booker.
A segunda temporada de His Dark Materials teve em média mais de 6 milhões de telespectadores na BBC One. A primeira e a segunda temporada estão sendo transmitidas agora no iPlayer da BBC.