Se você achava que a onda hallyu (termo usado para descrever a expansão global da cultura pop coreana) já tinha atingido seu ápice, prepare-se para uma verdadeira tsunami de conteúdo em 2025. A Netflix acaba de revelar seu lineup de produções coreanas para o próximo ano, e é como se o serviço de streaming tivesse decidido transformar seus servers em uma pequena Seul digital.
Assim como um festim gastronômico coreano não se resume apenas ao kimchi, a programação da Netflix para 2025 vai muito além dos já consagrados k-dramas românticos. O cardápio cultural está tão diversificado quanto um autêntico banchan (aquelas pequenas porções de acompanhamentos que fazem toda refeição coreana parecer um banquete real).
Leia também
![SENNA](https://i0.wp.com/ocinemae.com.br/wp-content/uploads/2024/12/SENNA_103-SC107_0016_R.jpg?fit=768%2C384&ssl=1)
É do Brasil! Senna conquista o mundo e chega ao Top 10 Global de séries de língua não inglesa mais vistas da Netflix
‘Senna’, produção estrelada por Gabriel Leone, está entre as séries mais vistas em 58 países.
Entre as ofertas mais intrigantes, Revelações emerge como um projeto particularmente ambicioso. Imagine só: Yeon Sang-ho, o gênio por trás de Trem para Busan, unindo forças com Alfonso Cuarón, o mestre que nos deu Roma e Gravidade. É como se o cinema coreano e o cinema mundial decidissem fazer um crossover que ninguém pediu, mas que todo mundo secretamente desejava.
A animação também ganha seu espaço com Separados pelas Estrelas, o primeiro filme de animação da Netflix Coreia. Em um momento em que relacionamentos à distância se tornaram ainda mais comuns, uma história sobre “o relacionamento de longa distância mais distante do mundo” soa estranhamente atual – mesmo que provavelmente envolva distâncias interestelares.
No departamento de reality shows, a Netflix parece ter encontrado sua galinha dos ovos de ouro com Solteiros, Ilhados e Desesperados, que não só retorna para uma quarta temporada como já tem uma quinta garantida. É como se a fórmula “coloque pessoas bonitas em uma ilha e adicione drama” nunca perdesse o encanto.
Mas é no terreno das séries que a Netflix realmente mostra suas garras em relação às produções coreanas. Se a Vida te der Tangerinas… (estreando em 7 de março) traz IU e Park Bo-gum em uma história que promete ser tão doce quanto a fruta do título.
A grande bomba, claro, é a confirmação da data de estreia da terceira e última temporada de Round 6 para 27 de junho. Depois de se tornar o maior fenômeno global da Netflix, a série retorna para sua despedida, prometendo um final que deve fazer o verde-rosa virar tendência mais uma vez.
Mas o que chama atenção em toda essa programação é que a indústria coreana conseguiu misturar gêneros e tons com uma facilidade invejável. Em um mesmo ano, teremos desde comédias românticas como Um Amor de Cinema até thrillers intensos como Você Estava Lá.
Don Kang, vice-presidente de conteúdo da Netflix Coreia, resume bem a filosofia por trás dessa programação diversificada: é sobre dar ao público opções para todos os momentos e humores. Seja você um fã hardcore de k-dramas ou apenas alguém procurando algo diferente para assistir, 2025 promete ter algo para você na Netflix.
Para os cinéfilos mais puristas que ainda torcem o nariz para produções coreanas e asiáticas em geral, 2025 pode ser o ano perfeito para deixar os preconceitos de lado. Com colaborações internacionais, narrativas ousadas e uma mistura cada vez mais sofisticada de elementos locais e universais, o conteúdo coreano está provando que pode ser tão artisticamente relevante quanto comercialmente bem-sucedido.
E se a história recente nos ensinou algo, é que quando se trata de inovação narrativa e capacidade de surpreender o público, poucos fazem isso melhor que os criadores coreanos. 2025 parece ser o ano em que a Netflix não só reconhece isso, mas abraça completamente essa visão.