Notícia

Os esnobados do Oscar 2022

Todos os anos, depois que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulga a lista dos indicados ao Oscar, fica aquela sensação de desapontamento quando esse ou aquele filme que mereciam estar ali concorrendo ao maior prêmio do cinema são parcialmente ou totalmente ou ainda, ostensivamente ignorados. São os esnobados do Oscar.

Obviamente que não é só o merecimento que conta na lista final, vários outros fatores devem ser considerados, como o clamor do público, o apelo comercial, escândalos, tendências e (ainda mais claramente nos dias atuais) a política. E por que o Oscar 2022 seria diferente? Não foi.

E quais, portanto, seriam os esnobados deste ano?

Como muito bem anunciado, os dois filmes com o maior número de indicações foram Ataque dos Cães, da Netflix, e Duna (Dune), da Warner Bros. Pictures, com 12 e 10 menções respectivamente. Sendo assim, vamos falar de Duna.

Denis Villeneuve

Esnobados do Oscar 2022 Denis Villeneuve
© Cortesia da Warner Bros. Pictures_Legendary Pictures.

O filme épico de ficção científica adaptado do romance homônimo de Frank Herbert é daqueles que realmente não poderiam ser ignorados, não só pela bilheteria que arrecadou e pela campanha que teve, mas por si só. O filme é um espetáculo real e irrefutável, e no entanto… Onde está Denis Villeneuve? O cineasta não está concorrendo na categoria de melhor direção, sendo que o sucesso de Duna é decorrente da visão dele sobre a obra de Herbert. Sem dúvida, Villeneuve é um dos, se não o mais esnobado da 94ª edição do Oscar.

Lady Gaga e Ridley Scott

Esnobados do Oscar 2022 Ridley Scott e Lady Gaga
© Ryan Pfluger pelo The New York Times. Todos os direitos reservados.

Passemos, então, para Casa Gucci (House of Gucci) que, se não fosse por uma mísera indicação na categoria de Cabelo e Maquiagem, teria passado batido pela blitz da Academia, o que é inacreditável. O filme que aborda todo o contexto que levou ao assassinato de Maurizio Gucci por sua mulher, Patrizia Reggiani poderia ter sido esquecido no quesito roteiro, e até mesmo no de melhor filme, vá lá, mas ignorar o trabalho de Lady Gaga foi um pouquinho demais.

Sinto uma profundo de Ridley Scott, aliás, cujas duas grandes produções que lançou no ano passado (Casa Gucci e O Último Duelo), não tiveram, portanto, o reconhecimento que mereciam. Gaga e Scott, mais dois esnobados do Oscar 2022.

Morte no Nilo

Morte no Nilo
© 2020 Twentieth Century Fox Film Corporation. Todos os direitos reservados.

E não há aqui como não falar no malfadado destino de Morte no Nilo, recentemente lançado aqui em terras brasileiras. O filme de Kenneth Branagh sofreu todos os reveses que poderiam ter sofrido e foi deliberadamente e ostensivamente ignorado, mas não sem certa razão.

Com a gravações terminadas em 2019, a película sofreu inúmeros adiamentos em razão da pandemia, o que por certo atrapalhou sua campanha rumo ao Oscar e depois, vieram as acusações de assédio sexual e canibalismo contra uma das maiores estrelas de seu elenco, Armie Hammer. Foi o que bastou para que Morte no Nilo passasse em branco.

De fato é uma pena que tudo isso tenha acontecido, porque o longa é realmente de matar, espetáculo de Branagh que, de outra forma, mereceria todo o reconhecimento.

A sorte de Branagh é que, no ano passado, ele, assim como Scott, lançou mais uma grande produção a tempo de ser elegível em 2022, Belfast, mas ao contrário do colega, foi lembrado e concorre na categoria de direção.

Morte no Nilo é mais um esnobado.

Annette

Annette
© 2021 JamesCornell69 via TMDb. Todos os direitos reservados.

Passando para o quesito de musicais, este ano tivemos alguns indicados, No Ritmo do Coração (CODA) e Amor, Sublime Amor (West Side Story). Nenhum deles, no entanto, é Annette, a maravilhosa obra de Leos Carax, verdadeira excelência do estilo no ano passado.

Estrelando Adam Driver e Marion Cotillard, a película segue um comediante e sua mulher cantora de ópera que têm uma filha de dois anos com um dom incrível e mostra novamente a grandeza dos musicais. Músicas muito boas, atuações excelentes, bela fotografia

No entanto, muitos nem sabem que o filme existe, o que revela uma campanha fraca e, infelizmente, outros filme não tão bons em um lugar que deveria ser seu.

Esnobação para Annette.

Então é isso! É possível que se escavarmos mais um pouco pensando em outros detalhes, pudéssemos encontrar ainda mais obras ou artistas que não receberam o devido reconhecimento da Academia, mesmo que nos dias de hoje ele nem esteja valendo tanto assim, como já valeu… Mas os citados com certeza chamaram a atenção.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.