Tópico

A feiura dos filmes contemporâneos

23/09/2024 •

14:29

Ao tratar dos visuais do cinema atual, comenta-se bastante sobre o papel que o digital teve ao “enfeiar” a média das produções, já que as câmeras, por precisarem de menos luz, criaram um ambiente menos caprichoso que o filme em película que, muitas vezes precisando de um grande esforço técnico e intelectual para iluminar os planos, era recompensado com belíssimas imagens, cuidadosamente criadas para atingir o espectador.

Mas não é culpa exclusivamente das câmeras, não. O design de produção caiu muito em qualidade com o passar dos tempos. Os motivos para isso podem ser encontrados na própria indústria que, ao visar uma margem de lucro cada vez maior feitura dos filmes, ao invés de pagar uma boa e qualificada equipe para criar os cenários, prefere se escorar nas telas verdes até pra recriar paisagens que já existem, como no desprezível Homem-Aranha de Tom Holland. O péssimo preenchimento dos quadros, a falta de esmero e um claro desleixo são as marcas deixadas por essa forma de se produzir filmes nos dias de hoje.

O ótimo perfil no Instagram, Interiors Set in Films, compila belíssimos sets de filmagens ao longo da história do cinema (inclusive animações!), com uma curadoria voltada não necessariamente para grandes filmes, mas exclusiva para o nicho de design de interiores. Toda vez que aparece um belo filme antigo é um grande trabalho de pesquisa; toda vez que aparece um belo filme novo é um sopro de vida no atual mar de feiura que presenciamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *