Demon Slayer ou Kimetsu no Yaiba, como é chamado no Japão, foi eleito o melhor anime de 2019 pelo Anime Awards, graças a uma história muito bem escrita e uma animação impecável.
O anime, baseado em um mangá de mesmo nome, conta a história de Tanjiro, um jovem garoto que teve sua família massacrada por um terrível demônio que também transformou sua irmã em demônio. Os onis, demônios famintos por carne humana, poderosos e vulneráveis à luz do dia, assolam a humanidade a eras e a única linha de defesa contra eles são os Matadores de Demônios, uma instituição antiga composta por guerreiros que portam espadas forjadas em minérios especiais, o único material capaz de matar um oni ao decepar sua cabeça.
A primeira temporada, finalizada em 2019, acaba com nosso protagonista Tanjiro, sua irmã oni Nesuno (que é uma das únicas onis que não atacam humanos, pelo contrário, auxilia seu irmão na caça contra os monstros), seu amigo covarde Zenitsu e seu peculiar companheiro com cabeça de bode, Inosuke, a bordo do Mugen Train, um trem que tem servido de cenário para muitas mortes misteriosas, provavelmente vítimas de algum tipo de oni bastante poderoso.
Além do quarteto de heróis, a missão tem como líder o hashira (como são chamados os guerreiros mais antigos e mais poderosos da corporação dos Matadores de Demônios) Rengoku, um personagem peculiar, mas extremamente carismático, dotado de uma personalidade quente, o que combina com seus baseados em fogo.
Começa então uma curiosa batalha contra os onis responsáveis pelas mortes, onis estes liderados por um Demônio do Rank 1 da Lua Inferior, tido como um dos mais poderosos servos do grande mestre dos demônios, Muzan Kibutsuji.
Caberá aos heróis travar uma batalha diferente de todas que já enfrentaram antes, quando suas espadas poderão se mostrar inúteis e a força de vontade seu último recurso, batalhando no mundo dos sonhos.
Interessante ressaltar que diferente das adaptações de animes semelhantes também no estilo shounen (animes de ação geralmente destinado para o público masculino jovem, majoritariamente composto por histórias onde personagens combatentes vão evoluindo suas habilidades conforme enfrentam os vilões) como Boku no Hero: Academia, que os eventos ocorridos nos longas podem ou não serem canônicos, mas que quase nunca são citados nos episódios comuns do anime. Demon Slayer: Mugen Train é uma sequência direta aos eventos ocorridos na primeira temporada do anime, portanto 100% canônico.
Com uma história eletrizante regada a um bem produzido clima de suspense e uma pitada de terror (marcas registradas do anime), uma animação lindíssima, efeitos de CGI precisos e bem realizados, cenas de ação inspiradíssimas e eletrizantes, reviravoltas inesperadas e até assustadoras e um final emocionante, o longa mostra por que o anime ganhou tanta notoriedade e por que pode ser considerado um dos melhores animes de todos os tempos.
Com um protagonista extremamente carismático, com uma personalidade diferente de grande parte dos personagens que vemos na maioria das obras da ficção contemporânea, mas que ainda mantém características que já esperamos em um bom anime shounen, Demon Slayer é um exemplo perfeito da combinação orgânica de bons roteiros, animação impecável, alívios cômicos com timming muito bem realizado e uma trilha sonora emocionante.
Atualmente, Demon Slayer: Mugen Train já bateu os recordes alcançando a maior bilheteria de anime na história arrecadando mais de $1,9 bilhão ao redor do globo.
Mesmo para quem não é fã de anime, mas que gosta de boas histórias, Demon Slayer Mugen Train é uma ótima pedida.