Crítica de filme

História de um Casamento

Publicado 5 anos atrás

Noah Baumbach retorna ao tema que o consagrou em ‘A Lula e a Baleia’.

A história de um casamento pode muito bem ser contada através de seu fim. Esse é o ponto de partida da mais nova produção da Netflix, História de um Casamento, dirigido por Noah Baumbach e estrelado por Adam Driver e Scarlett Johansson nos papéis de Charlie e Nicole. Ele é um famoso diretor teatral em Nova Iorque e vive para manter a sua própria companhia de teatro funcionando. Ela é a atriz principal da companhia. Juntos eles têm um filho, o pequeno Henry. Passando por problemas, o casal opta pelo divórcio. Por considerarem que sua relação é amigável e para poupar seu filho de possíveis traumas, Charlie e Nicole prometem não envolver advogados na separação. Porém, a visita de Nicole a uma famosa advogada vai fazê-la mudar de ideia e forçar Charlie a procurar seu próprio representante legal, preparando terreno para uma disputa que revelará segredos e emoções que irão mudá-los para sempre.

Não é a primeira vez que Baumbach trata desse assunto. Em 2005, com A Lula e a Baleia, o diretor já mostrava interesse em mostrar o fim de um relacionamento e suas consequências através dos filhos do casal principal. Agora, baseado em parte na sua experiência própria com um divórcio, História de um Casamento procura equilibrar os pontos de vista das partes envolvidas, sem julgar suas escolhas e seus erros. Por mais que acompanhemos Charlie na maior parte do tempo, as motivações de Nicole são igualmente bem desenvolvidas.

O teatro é outra grande influência no filme. Além de criar personagens que vivem nesse mundo artístico, seu trabalho de câmera também remete ao teatro. Em vários momentos, ele coloca sua câmera estática em frente aos seus atores e simplesmente os deixa atuar, se permitindo apenas alguns poucos movimentos laterais para não os perdermos de vista (mesmo que ocasionalmente eles saiam e voltem para o local da cena). Como se fôssemos espectadores de uma peça. Muitas das tomadas são amplas, transformando o cenário em um grande palco, servindo também para ilustrar o constante distanciamento entre os dois personagens, colocando-os sempre em lados opostos, geralmente separados por algum objeto no meio da tela. Esse efeito de oposição é alcançado de outras formas, como na cena em que os dois se encontram em uma audiência, sentados de frente para um juiz, mas que Baumbach decide usar o close-up do lado esquerdo de Charlie e o do lado direito de Nicole, estabelecendo assim uma imagem clara do momento de conflito entre eles.

Adam Driver em História de um Casamento

A decisão por uma abordagem teatral seria muito arriscada caso Baumbach não tivesse a sua disposição dois grandes atores de sua geração. Adam Driver Scarlett Johansson entregam performances memoráveis em cenas que serão lembradas por um bom tempo. A cena em que Nicole explica sua situação para a nova advogada é uma das melhores atuações da carreira de Johansson. Já Driver tem seu momento em um dos dois interlúdios musicais do filme, interpretando a música Being Alive da peça da Broadway, Company (mais uma vez o teatro dando as caras), cheio de uma emoção que parece transbordar de seus olhos e sua voz. Se isso não fosse suficiente, os dois fazem do clímax do filme um embate doloroso entre pessoas que não mais se amam. Completando o elenco, Laura Dern faz um trabalho incrível como a advogada de Nicole, que mesmo fazendo de tudo para ganhar a causa para sua cliente, não deixa de ser profissional e até mesmo gentil com seus inimigos no tribunal, e Alan Alda, do alto dos seus 83 anos, dá um show de empatia como um dos advogados de Charlie.

Scarlett Johansson em História de um Casamento

Por mais pesado e brutal que um processo desses seja, Baumbach não nos deixa esquecer que mesmo que a relação deles tenha acabado, essas duas pessoas já se amaram e ainda nutrem carinho um pelo outro. História de um Casamento nos deixa com a mensagem de que o fim de alguma coisa anuncia o início de outra. Só precisamos nos adaptar.

Compartilhar
história de um casamento poster
País: EUA | Reino Unido
Idioma: Inglês

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *