O Carnaval de 2020 já está entre nós, e no Brasil todos sabem o que isso significa: ruas lotadas, calor e chuva simultaneamente, blocos de rua acontecendo duas semanas antes da data oficial e o pior, “o ano só começa depois do carnaval”.
Para muitas pessoas essa data é a oportunidade de extravasar toda a energia acumulada do ano nas festas, blocos e desfiles, mas para outros é um pesadelo populacional, afinal, muitas pessoas trabalham durante o evento e a locomoção pela cidade torna-se impossível.
Nossa equipe de O Cinema É pode ajudar você, que despreza esse feriado mais do que contaminação de glitter, com algumas dicas de filmes que vai do musical ao drama que fogem do tema de Carnaval, filmes para você relaxar em casa sossegado com o mozão, pet e outros amigos que compartilham seu ódio.
Vamos lá?
YOUR NAME
Título original: Kimi no na wa
Direção: Makoto Shinkai
Elenco: Ryûnosuke Kamiki, Mone Kamishiraishi, Masami Nagasawa
Gênero: Drama, fantasia
Resumo: Mitsuha é a filha do prefeito de uma pequena cidade, mas sonha em tentar a sorte em Tóquio. Taki trabalha em um restaurante em Tóquio e deseja largar seu emprego. Os dois não se conhecem, mas estão conectados pelas imagens de seus sonhos.
Por que assistir?
Assim que essa animação foi lançada, ela não passou despercebida pelo público e foi muito elogiado na internet. Apesar da premissa ser comum, a forma com que a história é abordada tem uma delicadeza que só um cineasta como Makoto Shinkai consegue reproduzir em suas animações. Visualmente magnifico, Your Name aborda temas como memórias, destino e o tempo com um final surpreendente e emocionante, vai ser difícil segurar algumas lágrimas quando chegar a conclusão.
Disponível na Netflix
TEENAGERS – AS APIMENTADAS
Título Original: Bring it on
Direção: Peyton Reed
Elenco: Kirsten Dunst, Eliza Dushku, Jesse Bradford, Gabrielle Union
Gênero: Comédia
Resumo: Em busca de ganhar pelo 6° ano consecutivo o campeonato nacional de cheerleaders, Torrence Shipman (Kristen Dunst), capitã da equipe de San Diego Toros, precisa motivar sua equipe para derrotar seus principais rivais, os Clovers. Isis (Gabielle Union), capitão dos Clovers, busca arrecadar dinheiro para investir numa nova performance. Ambas terão de enfrentar seus problemas e preparar suas equipes até a final.
Por que assistir?
Essa comédia elevou o nível do gênero nos anos 2000, pois pegou vários estereótipos retratados em dezenas de outros filmes dos anos 90 e reverteu todos eles. Engraçado, não deixa de ter alguns clichês, mas eles são bem aplicados sem ficar monótono. O elenco foi uma escolha certeira, pois todos os personagens se encaixam perfeitamente, fazendo com que o público de conecte com seus problemas, destaque para Jesse Bradford, que tem uma química praticamente radioativa com Kristen Dunst. A conclusão do filme apresenta uma satisfação que não se vê em toda história, você gostaria que tivesse pelo menos mais 30 minutos para desfrutar mais.
Disponível no Amazon Prime
SEXO, ROCK E CONFUSÃO
Título Original: Empire Records
Direção: Allan Moyle
Elenco: Anthony LaPaglia, Liv Tyler, Renée Zellweger, Debi Mazar
Gênero: Comédia, drama
Resumo: A história gira em torno de um dia movimentado na vida de jovens preguiçosos, impulsivos e sonhadores que trabalham na Empire Records, uma loja especializada em música. O filme é forrado de citações musicais e uma trilha sonora incrível.
Por que assistir?
Para os nostálgicos de plantão, esse filme captura a verdadeira essência do que os jovens representavam entre os anos 80 e 90. Como foi dito acima, a trilha sonora é inesquecível e definitivamente vai tirar sua mente do carnaval. É uma celebração divertida e imensamente agradável do otimismo irreprimível da juventude, o que vai tocar no coração de quem um dia já foi um adolescente despreocupado e um pouco rebelde.
Disponível no Amazon Prime
CHICAGO
Direção: Rob Marshall
Elenco: Renée Zellweger, Richard Gere, Catherine Zeta Jones
Gênero: Musical, comédia
Resumo: O musical conta de maneira divertida como o caminho de duas assassinas no corredor da morte desenvolvem uma rivalidade feroz enquanto competem por publicidade, celebridade e atenção de um advogado desprezível.
Por que assistir?
Primeiro, é uma adaptação de um clássico da Broadway. Segundo, tem algumas das melhores cenas coreografadas da história do cinema. Chicago entrou para o panteão de filmes memoráveis do cinema, sendo capaz de conquistar até mesmo as pessoas que não tem paciência para musicais. Ambas as protagonistas tem uma química incrível em tela e você se vê torcendo em cada momento para que uma se saia melhor do que a outra. Richard Gere é fascinante na pele do advogado glamouroso, porém canalha. Difícil dizer quem se destaca mais.
Disponível no Amazon Prime
MEU NOME É DOLEMITE
Título Original: Dolemite is My Name
Direção: Craig Brewer
Elenco: Eddie Murphy, Keegan-Michael Key, Da’Vine Joy Randolph, Wesley Snipes
Gênero: Comédia
Resumo: Nos anos 70 o comediante Rudy Ray Moore tem tido uma onda de decadência em sua carreira, mas nada disso o impede de lutar pelo estrelato. Ao criar o alter-ego de Dolemite ele arrisca tudo para chegar as telonas.
Por que assistir?
Se tem uma aposta da Netflix que foi certeira, essa foi Dolemite. Muitas pessoas nem sabiam o o que foi o movimento blaxploitation até assistirem a produção do streaming, e que movimento!
Eddie Murphy fez um retorno triunfal no cinema e se mostra mais hilário do que nunca, além do resto do elenco, destaque para Wesley Snipes que foi uma revelação no gênero. Não há um momento em que você deixe de abrir um sorriso com Dolemite, e como é bom ver um filme com o elenco inteiramente negro com uma temática leve e interessante. Dolemite vai abrir muitas portas para a representatividade no cinema e isso deve ser celebrado.
Disponível na Netflix
GAROTA EXEMPLAR
Título Original: Gone Girl
Direção: David Fincher
Elenco: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris
Gênero: Suspense, drama
Resumo: Amy e Nick parecem o casal perfeito, mas quando a moça desaparece sob suspeita de assassinato, o marido é o suspeito número um de ter cometido o crime.
Por que assistir?
Intenso e bem elaborado, esse thriller não é o que parece a primeira vista. Seu primeiro ato é muito comum, mas o segundo arranca todas as possibilidades de ser uma trama chata, uma vez que se transforma rapidamente no estrelato de suspense, parecendo algo retirado de um filme de Hitchcock. Apenas alguns diretores podem aprimorar completamente a narrativa do filme através da edição, e Fincher é um deles. Rosamund Pike é brilhante como Amy, e no fundo sinto raiva de não ver mais dela em Hollywood.
Disponível na Netflix
SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DE CASCA DE BATATA
Título Original: The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society
Direção: Mike Newell
Elenco: Lily James, Jessica Brown Findlay, Tom Courtenay, Michiel Huisman
Gênero: Drama, romance
Resumo: Ao pesquisar sobre um grupo de leitura criado em Guernsey durante a ocupação alemã na segunda guerra, uma escritora se relaciona com os excêntricos fundadores do clube.
Por que assistir?
Com esse título longo, mas intrigante a trama é de derreter o coração com seus cenários espetaculares e figurinos delicados. Essa joia escondida na Netflix não tem o destaque merecido, apesar de ter uma história lindamente contada. É uma versão diferente do que é contado na maioria dos filmes sobre a segunda guerra mundial, que revela como a amizade e os livros podem unir as pessoas nos tempos mais desesperadores.
Disponível na Netflix
E então, Carnaval Haters? Já escolheram os seus filmes? Então dá o play e bom divertimento!