Jaehaerys Targaryen

Artigo

O Mundo de Gelo e Fogo | Uma análise: Jaehaerys Targaryen

Publicado 4 anos atrás

Muito se pode dizer acerca de Jaehaerys Targaryen, mesmo que os relatos oficiais sobre ele tenham sido escritos pelo arquimeistre Gyldayn muitos anos depois de ele ter vivido e morrido. Mas da sua infância, no entanto, pouco sabemos, uma vez que ele passou essa fase da vida fugido de seu tio, Maegor, O Cruel. Sendo assim, ele surge triunfante aos quatorze anos, montado em seu dragão Vermithor, bronze com “grandes azas bronzeadas”, um garoto maduro e sábio para a pouca idade.

Depois de ser coroado em Vilavelha pelo alto septão, ele não pôde assumir o controlo dos Sete Reinos imediatamente, por ser muito novo, e precisou aguardar dois anos, sob a regência de sua mãe, Alyssa Velaryon, e seu mentor e padrasto, Rogar Baratheon, até chegar à idade adulta, para se sentar de fato no Trono de Ferro. Mesmo assim, enquanto esperava pelo décimo sexto dia de seu nome, Jaehaerys tomou algumas decisões importantes, sua voz tendo peso nas deliberações de seu Conselho e regentes. No entanto, a mais importante delas foi o casamento com sua irmã caçula, Alysanne Targaryen, quando ele tinha quinze anos e ela treze, desafiando a todos, inclusive a Fé.

Porém, diferente de seu tio Maegor, Jaehaerys não tinha nada de cruel, e lhe sobrava sabedoria e tato para lidar com todas as questões. A aceitação do casamento incestuoso com Alysanne pelo reino ainda traumatizado pelas guerras recentes com Vilavelha e a ordem da Fé Militante, foi somente a primeira das muitas que viriam. Foram ele e sua Boa Rainha (como viria a ser chamada Alysanne) que espalharam pelo Westeros a Teoria do Excepcionalismo, que instruía o povo acerca da “diferença” dos Targaryen em relação ao restante da raça humana. Eles tinham o sangue do dragão e podiam domar essas feras, sendo, por isso, superiores, quase deuses. Todo o tabu, a proibição e até mesmo o nojo no que se refere ao incesto, não se aplicavas a eles.

Os Sete Reinos prosperaram sob o comando eficiente e forte de Jaehaerys, e os cofres da Coroa, esvaziados pelas extravagâncias de Maegor, voltaram a ficar cheios. Ele conectou os Sete Reinos construindo a Estrada do Rei (seu maior projeto) e a maioria de suas leis vigoram até os dias atuais, muitas delas (como a que acabava com o direito da primeira noite pelos senhores westerosis) influenciadas por Alysanne, tão importante quanto ele para o sucesso de seu governo.

O casamento de sucesso (tirando algumas conhecidas separações temporárias) gerou muitos filhos (treze, para ser mais exata), mas nenhum deles viveria para herdar o trono de seu pai. Em razão disso, Jaehaerys convocou o Grande Conselho de 101 depois da Conquista, em que Laenor Velaryon e Viserys Targaryen, bisneto e neto dele respectivamente, disputaram a Coroa do Westeros em uma votação acirrada dos grandes e pequenos senhores.

O Velho Rei morreu idoso, tenho enterrado antes sua amada rainha, sob os cuidados de uma estranha que viria a ter um papel importante no destino dos Sete Reinos, Alicent Hightower. Seu legado foi assumido por Viserys I, que herdou do avô um reino próspero e rico, situação que não iria durar por muito tempo.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *