Crítica | ‘All Of Us Are Dead’ surpreende no enredo apesar dos deslizes

Depois de Round 6, a visibilidade de séries coreanas cresceu, mostrando seu valor e potencial que, apesar de não ser muito conhecido do grande público, já se apresentava para muitos fãs da cultura coreana aqui no Brasil. 

Com um estilo de narrativa diferente ao que estamos acostumados por aqui, as séries coreanas, chamadas corretamente de “doramas”, apresentam uma linha dramática bem intensa e surpreendente. 

Geralmente constituídas por muitos episódios, podem ser um pouco cansativas para os menos acostumados, contudo, geram reações bem mais realçadas, sobretudo em relação ao enredo que, em meio à plots twists, se tornam imprevisíveis – um bom diferencial. 

Depois de vários sucessos como o do vencedor do Oscar, Parasita, nos cinemas e Round 6, na Netflix, novamente a Coreia do Sul se destaca (principalmente para os amantes de doramas!) com sua nova produção, All Of Us Are Dead (com codireção de Lee JQ,Chun Sung-il,Kim e Nam-su), também do streamer vermelhinho. A série conta a história de uma epidemia zumbi que tem seu estopim dentro de um colégio da Coreia, mais precisamente em Hangul. Em meio ao caos, um grupo de alunos se vê encurralado, sem saber se sairão vivos ou se ainda há alguma salvação.

Dentro do contexto, os conflitos do cotidiano, principalmente os de um colégio de ensino médio, entram de forma não tão empolgante no primeiro ato da série. Apesar de ser a forma de introdução dos personagens, a apresentação torna lentos os primeiros episódios – o que pode acabar desanimando os mais desinformados do formato. Ademais, por terem episódios mais longos, os doramas acabam por parecer “arrastados” o que pode causar frustração no espectador.

Entretanto, o enredo se segura pela tensão da cena inicial e também por conseguir manter os mistérios de forma segura no decorrer da narrativa. O desenrolar de várias perspectivas, diferente do que vemos em algumas outras séries, não atrapalha o acompanhamento da obra, muito menos faz com que percamos a vontade de continuar assistindo.

Além disso, o enredo consegue, em sua grande parte, tornar os personagens interessantes – apesar de eles serem vários! – e gerar curiosidade sobre seu destino na situação aterradora. 

No entanto, o maior diferencial de All Of Us Are Dead é a sequência de atos com narrativas ora mais frenética, ora mais lenta. As nuances se encaixam bem, mesmo que parte dos episódios pudessem ser reduzidos. A série também se destaca por acontecimentos imprevisíveis que, mesmo em loop, ainda surpreendem o telespectador. 

Por fim, além da narrativa mais assustadora, as críticas sociais que envolvem a estória também são partes fundamentais na transmissão de sensações que nos aproximam dos personagens, isso sem falar na realidade que se assemelha à nossa em muitos aspectos – menos a parte do ataque zumbi!  

Para os amantes de séries de apocalipse zumbi e os órfãos de filmes como Um trem para Busan, All Of Us Are Dead é uma escolha acertada. E para os que não estão tão acostumados com doramas, a série é uma ótima oportunidade de mostrar a infinidade de outros formatos de estória que podem ser tão bons quanto os mais comuns nos streamings e nos cinemas

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nota do(a) autor(a)

4.3/5
4.3
All Of Us Are Dead
All of Us Are Dead
7,6
Título original:
Jigeum Uri Hakgyoneun
Ano:
2022
País:
Coreia do Sul
Idioma:
Coreano, Inglês
Duração:
60 min
Gênero:
Ação, Drama, Fantasia
Criador(a):
Lee JQ, Chun Sung-il, Kim Nam-su
Atores:
Ji-hu Park, Chan-Young Yoon, Yi-Hyun Cho

Você também pode gostar